Uma medalha da edição dos Jogos Olímpicos de 1896, os primeiros da Era Moderna, foi vendida por US$ 65.625 (cerca de R$ 345 mil) em um leilão realizado de forma online e organizado pela empresa RR Auction, de Boston (EUA).
A medalha pertenceu ao grego Georgios Tsitas, segundo colocado na luta greco-romana nos Jogos Olímpicos de 1896, realizados em Atenas. A informação é do site “Inside the Games”.
Apesar da colocação de Tsitas, a medalha é feita de bronze, e não de prata, e pesa 60 gramas. Àquela época, os vencedores olímpicos recebiam uma medalha de prata, uma coroa de louros e um diploma. Os vice-campeões, por sua vez, levavam a medalha de bronze ou de cobre e um ramo de louros.
A frente da medalha possui um retrato de Zeus segurando Nice, a Deusa da Vitória, na palma de suas mãos, junto ao texto ““Olympia”.
Já o verso mostra uma visão detalhada da Acrópolis de Atenas e o Panteão Grego, com uma frase escrita em grego que traduzida significa “Jogos Olímpicos Internacionais de Atenas, 1896”.
Palácio Real e luta disputada
A medalha é acompanhada de uma cópia de um convite feito por George I da Grécia para que Georgios Tsitas seja homenageado no antigo Palácio Real, junto com duas imagens do grego no auge de sua forma física aos 24 anos de idade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Tsitas foi um dos cinco competidores de quatro países a disputar a luta greco-romana nos Jogos Olímpicos de 1896. Ele garantiu a medalha antes mesmo de lutar, uma vez que não disputou a primeira rodada da competição.
Após vencer o compatriota Stephanos Christopoulos na semifinal, Georgios Tsitas não foi páreo para o alemão Carl Schuhmann na grande decisão.
A disputa foi acirrada, no entanto. O grego e o alemão lutaram por 40 minutos, antes do duelo ser adiado para o dia seguinte por falta de luz. Tsitas perdeu a luta na retomada no dia seguinte.
Essa foi uma das quatro medalhas olímpicas de Schuhmann em 1896. Ele também venceu três competições da ginástica.