O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu nessa segunda-feira (27), o processo de candidatura para a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB). Os interessados em concorrer a uma das 25 vagas para o ciclo de Paris-2024 devem preencher o formulário até 3 de agosto.
+ Alberto Murray dá detalhes sobre sua candidatura no COB
A eleição está marcada para ocorrer entre os dias 24 e 28 de agosto. Serão eleitos os 25 integrantes da Comissão, sendo 21 atletas olímpicos que tenham participado de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi 2014 e PyeongChang 2018) ou de Verão (Londres 2012 e Rio 2016) e outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Haverá um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos já que serão eleitos os 10 homens e 10 mulheres mais votados; e um limite máximo de dois atletas por esporte.
Objetivos da comissão
Criada em abril de 2009, a Comissão de Atletas do COB atualmente tem o objetivo de estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico.
Além disso, representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.
“Convidamos a todos os atletas que queiram participar da gestão do esporte olímpico do Brasil se candidatem. Mas é importante ressaltar que a Comissão de Atletas, até pelo crescimento da sua importância, exige dedicação, tempo e disponibilidade para ouvir e apresentar propostas tanto para o próprio COB, quanto para as demais entidades envolvidas no Sistema Esportivo”, disse Yane Marques, vice-presidente da atual turma da CACOB.
Última eleição
Na última eleição da Comissão, em que estiveram aptos a votar os 622 atletas brasileiros, 170 votantes elegeram os seguintes membros:
- Arthur Zanetti (ginástica artística)
- Baby Futuro (rugby)
- Brunno Mendonça (hóquei sobre grama)
- Duda Amorim (handebol)
- Emanuel Rego (vôlei de praia)
- Emerson Duarte (tiro esportivo)
- Fabiana Murer (atletismo)
- Fabiano Peçanha (atletismo)
- Hugo Hoyama (tênis de mesa)
- Iziane Marques (basquete)
- Marcelinho Machado (basquete)
- Poliana Okimoto (maratonas aquáticas)
- Tiago Camilo (judô)
- Thiago Pereira (natação)
- Yane Marques (pentatlo moderno).
Além deles, o COB selecionou ainda outras quatro integrantes: Fabi Alvim (vôlei), Hortência Marcari (basquete), Isabel Clark (snowboard) e Isabel Swan (vela).