8 5
Siga o OTD

Olimpíada

‘Linkedin dos esportes’ ajuda atletas a captar patrocínio

Criada em 2018, plataforma Atletas Now conta com mais de 35 mil usuários que expõe seus perfis na dura missão de encontrar um patrocinador no esporte brasileiro

Plataforma conhecida como 'Linkedin dos esportes', a Atletas Now ajuda atletas amadores e profissionais com a captação de patrocínio
Plataforma Atletas now auxilia atletas na captação de patrocínios (Instagram/atletas_now)

Se já é comum ver casos de atletas de ponta com experiência olímpica lutando para conseguir um patrocínio, que dirá para um atleta amador. É o caso de Albert Dias, praticante de kickboxing em Salvador. Tendo que arcar sempre com despesas de competições e treinamentos, Albert resolveu se cadastrar na plataforma Atletas Now, que conecta atletas, federações, patrocinadores e profissionais e é conhecida como o “Linkedin dos esportes”. Como resultado, conseguiu um patrocínio de uma empresa de marmitas naturais que agora o auxilia em sua dieta e pós-pesagem.

A startup foi idealizada em 2017 por José Pedro Mello a partir de uma experiência própria que muitos atletas amadores têm de enfrentar.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Eu jogava basquete amador aqui em São Paulo e fui fazer o colegial nos EUA, em Nova York, também jogando basquete. Como atleta, sentia dificuldade de como me destacar de uma melhor forma, de ter visibilidade no esporte. Aí, por uma afinidade que eu tinha com tecnologia, comecei a pensar: ‘porque eu não consigo dar visibilidade para atletas através da tecnologia, seja por captação de patrocínio, pra uma parceria, um recrutamento?'”, contou José Pedro em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Plataforma conhecida como 'Linkedin dos esportes', a Atletas Now ajuda atletas amadores e profissionais com a captação de patrocínio José Pedro Mello
José Pedro Mello, CEO da Atletas Now (divulgação)

Como funciona?

A Atletas Now é gratuita e qualquer um pode utilizá-la. O atleta cria o seu perfil e consegue organizar suas informações esportivas, com vídeos, estatísticas, informações pessoais e acadêmicas para a partir daí, conectar-se com outras pessoas, de dentro ou de fora da plataforma.

Além do contato com possíveis patrocinadores, a plataforma oferece ao cadastrado o auxílio de profissionais de esporte, como fisioterapeutas, agentes, nutricionistas, dentre outros.

“Nossa missão é conectar o mundo dos esportes. Tínhamos a meta de chegar até dezembro com 25 mil usuários. Porém, conseguimos batê-la em março. A Atletas Now está, hoje, com 35 mil usuários. Temos 89 modalidades esportivas e buscamos acrescentar mais algumas, ” explicou José Pedro, acrescentando que depois do futebol, basquete, atletismo e vôlei são as principais modalidades procuradas pelos atletas.

Planos Premium

No início, a plataforma era gratuita e a empresa se rentabilizava através de anúncios. Recentemente, lançou uma série de planos para os usuários que vêm gerando bons resultados.

“Lançamos um plano premium. Nele, oferecemos, além de funcionalidades adicionais, a possibilidade da Atletas Now criar uma campanha de crowdfunding [financiamento coletivo] para os atletas. Pegamos as informações do perfil, montamos um enredo e ajudamos na divulgação,” explicou José Pedro Mello.

Plataforma conhecida como 'Linkedin dos esportes', a Atletas Now ajuda atletas amadores e profissionais com a captação de patrocínio - José Pedro Mello
Plataforma conhecida como ‘Linkedin dos esportes’, a Atletas Now ajuda atletas amadores e profissionais com a captação de patrocínios

Mais em Olimpíada