O Dia Olímpico tem o intuito de promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. Nesta data tão especial, Isabel Swan, Bruninho e Aline Silva debateram alguns dos fundamentos que norteiam o esporte olímpico.
Em live promovida pelo Time Brasil, as três feras olímpicas expuseram suas ideias sobre temas diferentes. Isabel Swan falou sobre a determinação e a excelência que o esporte proporciona. Bruninho comentou sobre a amizade envolvida em esportes coletivos, e Aline Silva deu uma aula sobre o respeito.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
O bate-papo foi mediado pela apresentadora Glenda Kozlowski, que conversou separadamente com cada um dos atletas que compõe o Time Brasil.
Isabel Swan
Bronze em Pequim-2008, a velejadora Isabel Swan tem experiência de sobra e sabe muito sobre os valores olímpicos adquiridos em toda sua carreira. “Mais do que as conquistas no esporte e na vida pessoal, é muito importante valorizar a trajetória, o percurso percorrido.”
E para uma carreira longa e vitoriosa dentro do esporte, é preciso dedicação e comprometimento. “Sem dúvidas, as medalhas provam sua determinação e excelência, mas existem outros benefícios que vão além disso. Às vezes, uma carreira mais longa e estável é mais sustentável e traz mais benefícios que apenas vitórias.”
Bruninho
Único atleta de esportes coletivos na live do Time Brasil, o levantador Bruninho foi escolhido para falar sobre a amizade, um dos pilares do olimpismo.
“É a confiança que você tem no outro. Que cada um realizará sua função dentro de quadra. Isso vai criando vínculos, você se aproxima muito do seu companheiro de equipe.”
E o levantador da seleção brasileira de vôlei amplifica esse sentimento para fora da equipe. “Nós todos estamos representando a mesma nação. Todos somos do Time Brasil e isso fica muito claro dentro de uma olimpíada. Você cria laços e acaba se envolvendo com outras modalidades.”
Aline Silva
Para finalizar a live, uma presença de respeito para falar sobre respeito. Principal expoente do wrestling brasileiro, Aline Silva contou sobre como a obediência, o apreço e a gentileza são as bases das lutas olímpicas.
“Nas lutas, nós temos as faixas que representam o seu crescimento dentro da modalidade. Na luta olímpica não existe isso, mas o respeito pelos mais experientes e a atenção com os mais novos são essenciais para o sucesso. Ninguém evolui sozinho.”
O respeito é fundamental no olimpismo. E neste Dia Olímpico, Aline Silva deu aula. “As relações são baseadas na confiança e do ponto de vista de que ninguém luta contra o adversário. Você luta com o adversário, dentro das regras e com o máximo respeito. Nós somos exemplos.”