Quatro medalhistas olímpicos foram os convidados desta semana do Time Brasil, canal do YouTube do COB (Comitê Olímpicos do Brasil). Jackie Silva, ouro no vôlei de praia, em Atlanta-1996; Rogério Sampaio, campeão no judô, em Barcelona-1992, Aurélio Miguel, vencedor no judô, em Seul-1988, e Hortência, prata em Atlanta-1996 e campeã mundial, em 1994 no basquete, debateram sobre vários assuntos e, entre eles, a participação política dos atletas.
+ COB define programa ‘Missão Europa’ e já conta com 207 atletas
“Por meio da Comissão de Atletas, o COB está instruindo muito e trazendo o atleta para participar. Hoje eles têm direito a voto por lei e estão começando entender melhor como funcionam essas questões de gestão e os direitos e deveres dos dirigentes. Acho que os atletas estão se sentindo parte do processo”, disse Hortência, que integra a atual comissão de atletas do COB ao lado de mais 18 pessoas.
“Os atletas precisam ter voz. Precisamos entender mais eles. É importante que apareçam. Fica todo mundo só preocupado com treinos e competições. No nosso tempo éramos mais fortes. É importante ver o atleta tendo uma palavra, um gesto, uma atitude, uma escolha, uma opinião. É fundamental observar esse outro lado do atleta e estou sentindo falta disso. Precisamos ver mais o lado humano dos atletas”, afirmou Jackie Silva.
+ Jogos entram no debate para eleição da prefeitura de Tóquio
“Acho que eles ainda estão alienados. Está na lei, mas os atletas não estão participando e isso é omissão. Os atletas precisam se instruir melhor e participar de verdade. Hoje eles possuem uma ferramenta que não tínhamos na nossa época, já que um terço do colégio eleitoral é formado por eles. Hoje os atletas tem a possibilidade participar, porém, estão alienados do processo”, enfatizou Aurélio Miguel.
Lendas do Esporte
O debate virtual entre os medalhistas olímpicos foi mediado pelo jornalista Álvaro José e foi intitulado como ‘Lendas do Esporte’. Durante a conversa, Rogério Sampaio contou que no dia 23 de junho, Dia Olímpico Internacional, o COB vai comemorar realizando o primeiro Fórum com a participação de sua Comissão de Atletas juntamente com o grupo de esportistas das Confederações.
+ Burgos vence na Espanha e Augusto Lima é destaque
“É um momento de aprendizado para todo mundo. Aos poucos os atletas vão entender a importância da participação em assembleias, reuniões de conselhos, e decisões sobre parte técnica, como calendário e regulamento. Hoje eles participam disso tudo e logo vão ocupar esse espaço com qualidade. O atleta precisa entender que tem que trazer pautas com objetivos coletivos e não individuais”, disse Rogério Sampaio.
“Sou um otimista e acredito que em breve teremos um ganho de qualidade com todos trabalhando por um movimento olímpico mais forte”, acrescentou o ex-judoca que, atualmente, ocupa o cargo de Diretor Geral do COB. Segundo o dirigente, a reunião contará com a presença da Comissão de Atletas da entidade, dos presidentes e vices da Comissão de Atletas das Confederações, que também poderão indicar outros atletas.
+ Leomon fala sobre rápida ascensão do goalball brasileiro
Hortência fez parte da primeira Comissão de Atletas do COB e segue no grupo. “Nunca vi comissão tão atuante como a de agora. Aurélio você sempre foi uma pessoa muito corajosa e atuante politicamente. Sei que tem atletas que não são, mas estamos trazendo eles para participarem mais da política esportiva. Óbvio que é um processo devagar e passo a passo, mas já é um começo”, destacou a ex-jogadora de basquete.
Comissão de atletas do COB
A comissão de atletas do COB conta com 19 integrantes, que foram eleitos para o ciclo olímpico de Tóquio. Ao todo, os esportistas escolhidos somam 14 medalhas em Jogos Olímpicos, 69 em Jogos Pan-americanos e diversos títulos mundiais, pan-americanos e sul-americanos. Eles representam 16 modalidades diferentes e cada Confederação Brasileira Olímpica pode indicar até dois atletas para a eleição, que teve 29 candidatos.
Dentre os 622 atletas com direito a voto, 170 participaram da eleição que teve Duda Amorim, do handebol, como a mais votada pelos colegas, com 23 votos. Outros quatro foram indicados pelo Conselho Executivo do COB, como previsto em regulamento: Fabi Alvim, do vôlei; Hortência Marcari, do basquete; Isabel Swan, da vela; e Isabel Clark, do snowboard cross.O grupo de esportistas tem como presidente o ex-judoca Tiago Camilo e a vice-presidente é Yane Marques, ex-competidora do pentatlo moderno.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Além deles, o grupo tem mais 13 integrantes: Thiago Pereira, da natação, Poliana Okimoto, da maratona aquática, Emanuel, do vôlei de praia, Marcelinho Machado, do basquete, Iziane, do basquete, Fabiana Murer, do atletismo, Hugo Hoyama, do tênis de mesa, Fabiano Peçanha, do atletismo, Emerson Duarte, do tiro esportivo, Brunno Mendonça, do hóquio sobre grama, Arthur Zanetti, da ginástica artística, Baby Futuro, do rúgbi.