O jornal espanhol “Marca” vem divulgando desde a semana passada uma lista com os 100 melhores atletas do século XXI. E entre os eleitos pelos jornalistas do veículo, aparecem, por enquanto, três brasileiros: Daniel Dias, da natação paralímpica, Giba, do vôlei, e Falcão, do futsal.
Dos três brasileiros, o mais bem colocado é Daniel Dias, que aparece em 42º lugar da lista. O jornal, inclusive, diz que ele é considerado o Michael Phelps de natação paralímpica. Ao todo, Daniel tem 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro, além de 24 ouros mundiais.
Na sequência da lista dos melhores atletas do século, aparece Giba, do vôlei, na posição de número 58. E o paranaense é descrito como “a pedra angular da grande equipe brasileira e um dos melhores jogadores de vôlei de todos os tempos”. Giba foi campeão olímpico em Atenas-2004 e conquistou ainda mais duas pratas em Olimpíadas e três títulos mundiais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Por fim, mais abaixo, aparece a lenda do futsal brasileiro, Falcão. No 92º posto, “é considerado por muitos o melhor jogador de futsal da história”. A publicação destaca ainda que até o português Ricardinho, seu sucessor, tem uma tatuagem na perna com o número 12 da camisa de Falcão.
Falcão conquistou duas Copas do Mundo e cinco Copas América com a seleção brasileira, e foi nomeado melhor jogador do ano em 2004, 2008, 2011 e 2012.
A lista com os 100 melhores atletas do século XXI está sendo divulgada aos poucos pelo jornal. Assim, ainda faltam os 30 primeiros colocados.