A Arena Ariake, que sediará os eventos de basquete e vôlei em cadeira de rodas nos Jogos Paraolímpicos e Olímpicos de Tóquio 2020, respectivamente, foi inaugurada no domingo (3) durante uma cerimônia que misturou esportes, cultura e entretenimento.
Mais de 3.000 espectadores tiveram um vislumbre de como será Tóquio 2020, enquanto a capital japonesa está cada vez mais preparada para receber o mundo durante os Jogos.
A Arena Ariake, construída pelo Governo Metropolitano de Tóquio e concluída em dezembro de 2019, possui um design icônico, com um telhado côncavo que reduz o espaço interno, a fim de minimizar as necessidades de ar condicionado e iluminação.
O último local permanente em construção, o Tokyo Aquatics Center, será entregue este mês.
A Arena Ariake sediará o vôlei nos Jogos Olímpicos. Tanto os torneios masculinos quanto femininos verão 12 equipes competindo. Serão 16 dias de competições – com a final masculina no sábado, 8 de agosto, e a final feminina, no domingo, 9 de agosto, o último dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O local também deve receber os torneios de basquete em cadeira de rodas durante os Jogos Paralímpicos.
Os torneios de vôlei terão um sentimento nostálgico para os fãs de vôlei, pois o esporte apareceu nos Jogos Olímpicos pela primeira vez nos Jogos de Tóquio de 1964. A equipe masculina do Japão conquistou a medalha de bronze e a equipe feminina surpreendeu o mundo ao conquistar o ouro.
A Arena Ariake compreende uma arena principal e uma sub arena e terá capacidade para 15.000 pessoas durante os Jogos. Após os Jogos, ele se tornará um novo centro de entretenimento, esportes e cultura para a cidade de Tóquio.