Foi um fim de semana de Campeões Brasileiros. Diversas modalidades do país, em esportes individuais ou coletivos, conheceram os melhores da temporada nacional deste ano. Destaque para o eletrizante tênis de mesa, troca, ou retomada, de trono no handebol e hegemonia no pentatlo moderno e no vôlei sentado.
No vôlei e no basquete, comem soltas a fases de classificação da Superliga e do NBB, com um jogo melhor do que o outro. No futebol, a seleção feminina deu mais um sacode no México.
Fora das nossas fronteiras, Jane Karla bateu pela segunda vez em menos de um mês o recorde mundial do tiro com arco recurvo indoor paralímpico. Duda Lisboa também é destaque, escolhida a melhor jogadora da temporada no circuito mundial de vôlei de praia. Pela segunda vez. E Chico Barretto foi escolhido o melhor atleta dos Jogos Pan-americanos
Calderano ficou entre os oito no Finals e o Ygor Coelho encerrou sua temporada em Milão.
Campeões Brasileiros
No Brasileiro de tênis de mesa, Jessica Yamada confirmou o favoritismo ao bater Caroline Kumahara por 3 a 0 e ficar com o título. A experiência da jogadora de 30 anos foi o diferencial para a conquista. Entre os homens a taça foi para Vitor Ishy, que virou a final contra Thiago Monteiro e fez 3 a 1.
No paralímpico, deu Lucas Carvalhal, um garoto de apenas 13 anos.
O handebol brasileiro tem um novo campeão. Em mais uma grande exibição, o Taubaté calou a torcida do Pinheiros neste domingo (15), empatou em 20 a 20 com o rival e sagrou-se campeão.
O Brasileiro sub-16 de futebol feminino também teve campeão. O São Paulo venceu o Santos pelo placar de 1 a 0 e levou o troféu na primeira edição do torneio.
No heptatlo moderno, Danilo Fagundes, do Rio de Janeiro, conquistou o heptacampeonato e a paranaense Isabela Abreu levou o tri do Campeonato Brasileiro disputado no Rio de Janeiro.
O vôlei sentado não foi no final de semana, mas vale nota. O Sesi-SP sagrou-se tricampeão brasileiro ao derrotar o Corinthians por 3 a 1 na sexta (13). No mesmo dia, a Liga Sul-Americana de basquete masculino teve uma final que poderia ter sido de torneio brasileiro. Deu Botafogo contra o Timão.
Superliga e Superseleção
No vôlei, a Superliga está pegando fogo. Na masculina, na noite de domingo (15), o Sesi-SP venceu o Sesc RJ por 3 sets a 0 na partida que fechou a oitava rodada. No sábado, foram outras quatro. A feminina teve três jogos, também pela oitava rodada, todos no sábado.
No futebol, a seleção feminina deu outro show. Atuando na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), a Canarinho voltou a golear o México, desta vez pelo placar de 4 a 0. Cristiane, duas vezes, Debinha, de falta, e Victória fizeram os gols do último jogo preparatório em 2019.
Teve NBB também, com os veteranos do Minas Tênis Clube Alex e Leandrinho anotando juntos quase a metade dos pontos na vitória sobre o Unifacisa na Paraíba por 94 a 82.
Duda Lisboa e Jane Karla
Jane Karla voltou a triturar um recorde mundial. Triturar, não. Elevar. No Troféu de Roma, colocou mais dois pontos na marca anterior, que ela mesma havia estabelecido três semanas antes, e chegou nos 577. Foi providencial.
Duda Lisboa, no vôlei de praia, foi eleita por técnicos e jogadores a melhor atleta da temporada do circuito mundial. Foi a segunda vez seguida. Ela foi ainda escolhida a melhor atacante do ano e a melhor sacadora. Só isso. No masculino, Everaldo foi eleito o melhor saque. Pelo quinto ano seguido.
No tênis de mesa, o Hugo Calderano fechou em oitavo a participação no ITTF Grand Finals 2019. Parou no Fan Zhendong. No badminton, o Ygor Coelho encerrou a temporada nas quartas de final do International Challenge da Itália.
Por, as três medalhas de ouro do ginasta Francisco Barretto renderam ao brasileiro o prêmio de melhor atleta masculino dos Jogos Pan-americanos Lima 2019. O anúncio aconteceu na noite desta sexta-feira (13,.