Com mais de três anos de antecedência para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já definiu seis bases de treinamento para o Time Brasil na capital japonesa e arredores. Neste domingo (25), o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, assinou contrato de utilização das bases com o presidente do Comitê Olímpico do Japão, Tsunekazu Takeda, e com autoridades de distritos e cidades japonesas para que os atletas brasileiros utilizem os locais antes e durante os Jogos. O diretor de esportes do COB, Agberto Guimarães, também esteve presente à cerimônia realizada em Tóquio.
“Temos certeza de que os atletas brasileiros se beneficiarão da melhor estrutura na fase final de preparação para os Jogos de Tóquio. As instalações são de altíssimo nível e estamos muito satisfeitos em poder proporcionar aos nossos atletas todas as condições para treinarem e se adaptarem da melhor forma ao clima e fuso horário local”, afirmou Carlos Arthur Nuzman.
Para definir as bases de treinamento do Time Brasil no Japão, o COB realizou cinco visitas ao país asiático. O COB foi o primeiro Comitê Olímpico Nacional a visitar os locais e, por isso, teve mais facilidade para realizar as melhores escolhas.
A principal base de apoio do Time Brasil em Tóquio 2020 será na Universidade de Rikkyo. A previsão é de que cerca de 120 atletas de dez modalidades utilizem a instalação. Sagamihara deverá receber oito modalidades e quase 90 atletas. Além de toda estrutura para treinamento e recuperação dos atletas, o COB dará uma atenção especial à questão da alimentação. Nas principais bases de apoio do Time Brasil haverá culinária brasileira para que o atleta se sinta em casa no Japão. O COB também montará pela primeira vez um refeitório em uma escola próxima da Vila Olímpica para os que desejarem se alimentar com a comida brasileira.
Hamamatsu será a base do judô e natação. A equipe de judô, inclusive, acabou de passar por um período de treinamentos no Japão e aprovou o local. A assinatura do contrato com Hamamatsu aconteceu nesta segunda-feira (26).
“Uma ação voltada para Tóquio 2020, uma vanguarda dos Comitês Olímpicos Internacionais. É o primeiro Comitê Olímpico, dentro dos 208, que já estabeleceu sua base de treinamento, a base de aclimatação para o Time Brasil. Três anos antes já estamos com tudo acertado no Japão”, revelou em um evento em São Paulo, o vice-presidente do COB, Paulo Wanderley.
Enoshima, Ota e Koto serão os demais locais de preparação do Time Brasil no Japão. As modalidades que ficarão em cada local estão em fase final de definição e serão apresentadas de acordo com a classificação dos atletas para os Jogos.
A preparação prévia “é esse o motivo principal desse convênio, né? Estabelecer um local com muita antecedência para preparar a logística e atender todas as delegações do Brasil tendo em vista a aclimatação, porque é do outro lado do mundo. O fuso horário é impactante. Então tem um prazo adequado para o atleta se sentir dentro do fuso horário do seu país.”, conclui Paulo Wanderley.
Assim como nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o COB montará em Tóquio 2020 ainda um espaço de hospitalidade destinado ao encontro dos atletas com familiares e amigos com privacidade, que ficará em Chuo, bem próximo da Vila Olímpica.