O esporte olímpico brasileiro marcou presença em diversas competições em várias modalidades no fim de semana. Confira abaixo um resumo do que rolou!
O atletismo foi o dono do fim de semana. Darlan Romani, por exemplo, fez história no arremesso do peso na Liga Diamante vencendo o Prefontaine Classic, em Stanford, Estados Unidos, com 22,61 m, novo recorde sul-americano da prova.
Já no Meeting de La Chaux, na Suíça, Eduardo de Deus foi ouro nos 110m com barreiras e Almir Júnior, bronze no salto triplo. Os dois conquistaram o índice para as Olimpíadas de Tóquio.
Almir Júnior e Eduardo de Deus fazem índice para Tóquio 2020
Ainda no atletismo, Paulo André foi o destaque no Meeting de São João, em Portugal. Ele venceu os 100m, com 10s04 (0.9), ratificando o índice para o Campeonato Mundial de Doha, no Catar. Aldemir Gomes Junior, também do Pinheiros, ficou na segunda colocação, com 10s28.
Já na de Ginástica Artística outro grande resultado do esporte olímpico brasileiro veio com Diogo Soares, Ele foi medalha de prata nas argolas do Mundial Júnior em Gÿor, na Hungria.
No vôlei, destaques na quadra e na praia. Na quadra o Brasil levou um susto, mas venceu a 14ª de quinze partidas que fez pela fase de classificação da Liga das Nações. Na praia, o Brasil manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Mundial de Hamburgo (Alemanha).
Teve bons resultados também no Pan-americano Cadete de Wrestling. A equipe nacional fechou o torneio com quatro medalhas de bronze.
No Campeonato Pan-Americano de esgrima o Brasil saiu com duas medalhas no individual.
Pelas quadras de tênis feminino, o Brasil conseguiu dois títulos e dois vice-campeonatos. As taças vieram nas duplas com Gabriela Cé e Paula Gonçalves, no ITF de Tarvisio, na Itália, e com Rebeca Pereira e a chilena Barbara Gatica no de Perigueux, na França. Os vices foram para Paula Gonçalves, em Tarvisio, e Thaisa Pedretti, no ITF de Cancún, México.
Cé/Gonçalves e Rebeca/Gatica são campeãs na Itália e na França
Ainda no tênis, mas no de mesa, o Brasil conquistou dois bronzes no Pan-Americano Juvenil no torneio de duplas mistas.
A Seleção de futebol de 5 conquistou mais um título, agora a Copa Tango, na Argentina, batendo os arquirrivais na decisão.
Teve medalha também no Aberto da Oceania de Parataekwondo em Gold Coast, na Austrália. Foram três.
No rugby, o Brasil conseguiu vaga da Repescagem Global para os Jogos Olímpicos de Tóquio e também se garantiu nos Jogos Pan-Americanos em Lima.
Aqui pelo Brasil, uma disputa entre Natalia Gaudio e Bárbara Domingos dominou as atenções do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica no fim de semana do esporte olímpico brasileiro. Bárbara Domingos levou a melhor no Individual Geral e Natalia Gaudio deu o troco vencendo três dos quatro aparelhos do nível I adulto.
Pelo Brasileiro, Natalia Gaudio vence três dos quatro aparelhos
No ciclismo, Letícia Cândido e José Gabriel Marques foram os campeões do Cross Country Olímpico da Super Elite, em Ouro Preto, no Mountain Bike. Já no Brasileiro de Estrada Elite, o título ficou com Danilas Ferreira.
Já no tiro com arco, o destaque ficou com Marcus D’Almeida. Ele estabeleceu um novo recorde nacional em competições indoor com 595 pontos, durante o IV Indoor Multisite Ct.Maricá.
No Basquete 3×3, o São Paulo DC sagrou-se campeão invicto primeira etapa do Campeonato Brasileiro na categoria Elite.