Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 podem ter breakdance como uma das modalidades. Isso porque, nesta quinta-feira (21), o Comitê organizador anunciou a lista de esporte adicionais para o programa. Além das estreantes de Tóquio 2020 (surfe, escalada esportiva e skate), a entidade incluiu uma quarta proposta.
Agora, a ideia deve passar pelo Comitê Olímpico Internacional. O COI vai analisar a proposta, no final de março. Em junho, a entidade pode dar uma aprovação provissória, mas a decisão oficial deve sair apenas em dezembro de 2020.
Ainda de acordo com a proposta, , deixam o programa olímpico o caratê, o beisebol e o softbol. Os três estarão em Tóquio 2020 como modalidades adicionais.
Após integrar Olimpíada da Juventude do ano passado, o breakdance deve ganhar espaço em 2024. “Esporte urbano, universal e popular, com milhões de bboys e bgirls em todo o mundo, e suas famosas batalhas. Estamos orgulhosos de trazer o breakdancing pela primeira vez na história dos Jogos”, escreveu o Cômite, em seu twitter.
A princípio, o breakdance deve ter uma prova masculina e uma feminina, com 16 atletas cada. O skate, por sua vez, deve manter quatro provas e 96 atletas. A escalada esportiva, por sua vez, pode ter quatro provas, mas com 72 atletas. Finalmente, o surfe vai ter a disputa masculina e a feminina, com 24 atletas em cada.
Além disso, Paris também vai ganhar mais um diferencial. Pela primeira vez na história, amadores poderão participar da Maratona, no mesmo dia, sob as mesmas condições dos atletas olímpicos.
4 nouveaux sports spectaculaires : Breakdance Escalade ♂️ Skateboard et Surf ♀️
Pour la 1ère fois des épreuves qui VOUS seront ouvertes !#Paris2024 révolutionne l’histoire des Jeux.
Passez du rôle de spectateur à celui d’acteur ♀️#AVousDeJouer pic.twitter.com/Xmc5SKqN5I— Paris 2024 (@Paris2024) 21 de fevereiro de 2019