Siga o OTD

Basquete

Visualização Jogo Friv: Lâmina do Conquistador

Frivs de estratégia costumavam ser uma raridade. O que você pode fazer: este é um mercado conservador dominado principalmente por editoras asiáticas - e também conservadoras. Mas os tempos estão mudando. É assim que Frivs com elementos de estratégia lentamente penetram online - em diferentes formas, mas com uma ideia comum. O principal é reunir um grupo de jogadores, dar a cada um deles um punhado de guerreiros, e agora quando você olha de cima, você tem uma guerra completa.

Diante de nós está um estranho mutante, no qual é muito difícil traçar a linha entre RPG e RTS. E o cenário em Conqueror's Blade é incomum e tão híbrido quanto a jogabilidade. No mundo do jogo, generais e soldados de diferentes países e épocas colidiram - lembra o enredo de For Honor , apenas Conqueror's Blade ainda não explica os detalhes do enredo (durante o CBT eles não contaram sobre ele), e existem mais facções aqui. Infantaria chinesa, arqueiros ingleses, cavaleiros europeus medievais, hussardos poloneses e - quem diria! - cossacos de cavalo.

O jogador tenta se disfarçar como um dos generais - seus papéis são tradicionais para FrivRPGs, exceto que não existem habilidades mágicas, e as habilidades que existem são poucas e estão sujeitas a longos níveis. Alguém "tanque", sendo acorrentado em uma armadura, outros "metralhando" com um mosquete nas mãos, outros habilmente cercam, evitando ataques retaliatórios.

Sozinho, o general pode ser encontrado em poucos lugares, exceto dentro das muralhas da cidade. Na batalha ou em uma longa campanha, ele é acompanhado por soldados. Lâmina do Conquistador permite que você leve apenas três unidades no caminho, e apenas uma delas é capaz de segui-lo. O resto está esperando na reserva até que a primeira unidade seja colocada ou você a altere.

Quando você vai para a batalha pela primeira vez, entende imediatamente: um general não é mais uma unidade de combate independente. Sozinho, ele será esmagado por qualquer unidade do inimigo (pelo menos daquelas que encontrei). Todo o valor de um general reside na capacidade de dispor de suas tropas de forma adequada e oportuna.

Apesar de haver apenas um plantel por vez, seu manejo está longe de ser simples e primitivo. Para começar, as formações são diferentes: para a marcha, defensiva, defesa a toda a volta. As ordens disponíveis dependem do tipo de tropa. Apenas lanceiros podem se alinhar com um "porco-espinho", apenas mosqueteiros podem se alinhar. Além da forma da formação, você também precisa escolher o comportamento na batalha - um arremesso para a frente, por exemplo. Aqui, também, tudo depende do tipo de tropa - apenas guerreiros com escudos podem cercar seu comandante (ou seja, você) e proteger contra todas as ameaças. As instruções diretas são muito simples: siga-me, ataque, fique parado. Parece-me que falta variedade, mas em geral, a falta de orientação é compensada pelo leque de unidades e pela própria forma de multijogador.

Em um FrivRPG comum e em muitos jogos online, você pode "arrastar" graças à sua habilidade pessoal, a capacidade de sentir o inimigo e o personagem que você controla. A lâmina do conquistadornão funciona. Quando você corre para um ponto desocupado com seus piqueiros e encontra três unidades inimigas lá, tudo que você pode fazer é esperar até que a ajuda chegue. Claro, alguns lutadores são melhores na defesa e, portanto, durarão mais, mas não existe tal cenário quando um punhado de soldados usa suas habilidades com competência e derrota forças superiores. Um esquadrão simplesmente não tem capacidade de manobra, é uma unidade de combate integral e não consegue fechar o inimigo com pinças, por exemplo. Dois esquadrões, três esquadrões - eles podem, mas não um.

Quando mais de uma unidade converge em uma batalha (ou todas as 12 unidades de duas equipes, como na captura de pontos), então as perspectivas táticas se abrem. Não tive tempo para estudar meticulosamente todos os tipos de tropas e, portanto, pode ser impreciso, mas em geral a imagem é clara e semelhante a qualquer RTS. Os lanceiros protegem os arqueiros fracos da cavalaria, a infantaria pesada empurra a formação inimiga e os mosqueteiros disparam rajadas raras exatamente no momento em que a infantaria inimiga não está presa à batalha.

No RTS, é importante usar unidades exatamente para os fins para os quais foram criadas: consequentemente, no Conqueror's Blade, que, embora não seja um RTS, mas um Friv com elementos de estratégia, terá que se tornar uma engrenagem em uma máquina de guerra para que a equipe não se funda. E o geral? O general pode agarrar o comandante inimigo no campo de batalha e impedi-lo de escapar. Pode cortar alguns soldados com as próprias mãos. Mas tudo isso não é tão importante quanto a capacidade de estar no lugar certo na hora certa. De que serve a cavalaria se em um momento crítico ela não atingiu o inimigo pela retaguarda?

Os cercos são minha atividade Friv favorita, e consegui participar de um deles. Qualquer jogador experiente reconhecerá imediatamente as características típicas de um regime de cerco: uma fortaleza com paredes largas, muitos acessos, "salas de espera" e fortificações. Os defensores guardam os portões e montam guarda nas paredes, os atacantes conduzem máquinas de cerco às paredes, montam escadas, alguém dispara armas de cerco.

Por um longo tempo eu não consegui entender como o cerco local difere de qualquer outro (bem, exceto para tropas controladas), mas então eu descobri. Quando um martelo mágico não pode cair sobre você no meio de uma luta, você joga de uma maneira completamente diferente. Mais ousado ou algo assim. Afinal, as armas de cerco não são tão versáteis quanto um conjunto de feitiços. Por outro lado, ninguém vai "curar", não vai dar um impulso útil ou escudo contra danos. Conqueror's Blade - o menos carregado com efeitos especiais Friv asiáticos, e a maioria dos europeus se permitem mais "papagaio". Em nenhum momento me perdi em uma enxurrada de flashes mágicos - só consegui uma concha na cabeça. Pela causa.

As condições de vitória são simples. Ou a equipe atacante irá capturar os dois pontos de controle, ou a equipe defensiva irá resistir até o final da partida sem perdê-los. Ou não completamente: uma tira aparecerá no topo da tela, simbolizando as forças restantes, e quando se esgotar, a batalha terminará.

Como em um cerco real, Conqueror's Blade combina a habilidade de fechar todas as lacunas possíveis na defesa e se recuperar rapidamente de um golpe dos defensores e a desenvoltura dos atacantes. No cerco, você pode sentir o espírito de equipe, a sensação de estar ombro a ombro, e essa coisa espetacular: bombas explodem, hwacha assobia com seus foguetes e os atacantes vão para o massacre em formação. Ou seja, para a fama.

Nesta forma, a Lâmina do Conquistador parece benéfica, embora falte alguns elementos. Por exemplo, uma vista de altura. Freqüentemente, julguei mal a situação simplesmente porque não conseguia ver até três destacamentos em um dos lixões dos cavaleiros, e nenhum, como me parecia. Talvez tenha sido intencional, e Conqueror's Blade está tentando colocar o jogador no lugar de um verdadeiro senhor da guerra, liderando as tropas para a batalha pessoalmente. É claro que ele tem poucas maneiras de encarar a luta de cima.

Além disso, como um amante de estratégias, gostaria de ter um controle mais preciso do time em termos de escolha de alvos e ritmo de ataque - existem formações suficientes aqui. Novamente, um verdadeiro senhor da guerra no calor da batalha não tem tantas ordens, muito menos uma maneira de passá-las para um grande número de pessoas:Conqueror's Blade é baseado na história medieval - antes do uso de tambores, trombetas e apitos para coordenar ações.

Mas isso é picuinhas. Em seu estado atual, a Lâmina do Conquistador parece muito promissora, pelo menos em termos de cerco e comando de exércitos. No entanto, a maior parte do jogo ainda está fora de nossas vistas. O enredo, o PvE, a interação social, a arte, até o próprio cenário - e isso ainda está oculto. Finalmente, os criadores estão enfatizando a importância do co-op em seu jogo, e não posso contestar isso. Mas e aqueles que, mesmo no FrivRPG, continuam solitários? Que conteúdo está esperando por eles? Lâmina do Conquistador está se desenvolvendo rapidamente - talvez até o final do ano todas essas perguntas serão respondidas.

 

 

9255e11c30c0f76b67e798487299657b

Mais em Tóquio 2020

d9d2342918e0c743a7eabc2a6803e330