No último dia (6) da etapa de Budapeste, na Hungria, da Copa do Mundo de natação, Nicholas Santos conquistou o ouro nos 50 metros borboleta, e mais do que isso. O nadador de 38 anos bateu o recorde mundial da prova, fechando com chave de ouro a participação brasileira.
Após dois ouros, Felipe Lima não passou para a final dos 200 metros peito. Etiene Medeiros disputou a final dos 100 metros nado livre e terminou na oitava posição.
Nelson da Silva Júnior não passou para a final da prova dos 100 metros costas.
Finais
Arrasador do começo ao fim, Nicholas Santos dominou a prova dos 50 metros borboleta. Após fazer o melhor tempo na classificatória (22.41), o nadador brasileiro melhorou seu tempo, cravou a prova em 21.75 segundos, conquistou o ouro com sobras e bateu o recorde mundial da prova.
Para se ter uma ideia, Nicholas Santos foi o único nadador que completou a prova na casa dos 21 segundos. A prata ficou com Chad Le Clos, da África do Sul, enquanto o bronze foi para Kosuke Matsui, do Japão.
Por sua vez, Etiene Medeiros não conseguiu melhorar sua posição na final dos 100 metros nado livre. Ela até melhorou o tempo que tinha feito na classificatória, mas passou longe dos primeiros lugares.
Classificatório
Nicholas Santos fez o melhor tempo de classificação na prova dos 50 metros borboleta. O brasileiro fez 22.41 segundos e foi para a final como o grande favorito da prova.
Já Etiene Medeiros conseguiu a oitava e última vaga na final dos 100 metros nado livre. A nadadora fez o tempo de 53.85 segundos e se garantiu na grande final.
Por cerca de 0.33 segundos, Nelson da Silva não para a final dos 100 metros costas. O nadador brasileiro acabou na 9ª colocação, sendo que os oito primeiros passaram para a final. Nelson fez 52.52 segundos, enquanto o oitavo classificado, o Yakov Yan Toumarkin Zhuravlev, fez 52.29 segundos.
Felipe Lima também não passou para a final dos 200 metros nado peito. Após levar o ouro nos 50 e nos 100 metros, o brasileiro fez apenas a 17ª melhor marca (2:11.85) e passou bem longe de se classificar. O austríaco Christopher Rothbauer fez 2:07.38 e foi o último nadador a se classificar.