Gerência de desenvolvimento esportivo do COB deu suporte para o treinamento de quatro equipes visando aos Jogos Olímpicos da Juventude
O início dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 se aproxima e, faltando menos de um mês para a competição, os atletas brasileiros seguem em ritmo acelerado de preparação. Na última semana, os oito nadadores brasileiros classificados para o evento tiveram a oportunidade de treinar no CT Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A ação fez parte do planejamento da gerência de Desenvolvimento Esportivo do COB, que deu também deu suporte para os treinos das equipes de atletismo, em Bragança Paulista, basquete 3×3, no Rio de Janeiro e judô, em Pindamonhangaba.
Os atletas aproveitaram intensamente todos os momentos do período de treinamento na piscina olímpica do Parque Aquático Maria Lenk. “É fenomenal dar essa oportunidade para a base. A estrutura que o COB está oferendo pra gente é de outro mundo e realizar a preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude no Maria Lenk está sendo especial. O COB dando essa oportunidade para a gente nos incentiva a continuar cada vez mais nessa batalha, treinando cada vez mais duro para chegar no nível de atleta de ponta. Acho que vai dar tudo certo para conseguirmos um bom resultado”, disse o velocista André Calvelo, que nadará as provas de 50m livre, 100m livre e os revezamentos em Buenos Aires. O nadador espera repetir o feito de Matheus Santana, que conquistou o ouro nos 100m em Nanquim 2010. Calvelo é um dos destaques da equipe e nas horas vagas gosta de gravar vídeos para seu canal no Youtube.
Pela primeira vez reunidos com toda a equipe, os atletas da natação se mostraram entrosados e motivados para alcançarem grandes resultados nos Jogos Olímpicos da Juventude. “A nossa equipe é muito unida e vamos chegar com tudo em Buenos Aires. Espero melhorar todas as minhas marcas e representar bem o Brasil lá fora. Vai ser uma experiência incrível, que ficará marcada para o resto da minha vida”, projetou a mineira Ana Carolina Vieira, de 16 anos, que nadará cinco provas individuais, além dos revezamentos, em Buenos Aires. Ana Carolina começou no esporte fazendo travessias no mar e tem como ídolo a húngara Katinka Hosszú, a “Dama de Ferro”, que conquistou quatro medalhas no Rio 2016
O treinamento no Parque Aquático Maria Lenk proporcionou a oportunidade para todos os treinadores pessoais dos atletas trocarem experiências. “A ideia maior desse camping foi juntar todo o grupo e trocar conhecimento entre treinadores e atletas. Estamos muito confiantes para a competição. Nossos atletas estão bem ranqueados e temos grandes chances de conquistar medalhas”, afirmou o treinador Ken Sorgi, que elogiou a estrutura oferecida pelo COB. “O Parque Aquático Maria Lenk é um complexo perfeito. O COB proporcionou para a gente toda estrutura necessária para a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos da Juventude”, resumiu o treinador.
Os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem entre 6 e 18 de outubro e o Time Brasil será representado por 81 atletas em 25 modalidades.