8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cecília Araujo garante ouro no 1º dia da Etapa de São Paulo

Daniel Zappe / CPB / MPIX

Etapa de São Paulo do Circuito Brasileiro de Natação Paralímpica começou neste sábado, 18, com 236 atletas de 17 estados mais o Distrito Federal. A disputa se encerra no domingo, 19, ao meio-dia.

O primeiro dia da Etapa de São Paulo do Circuito Brasileiro de Natação Paralímpica, neste sábado, 18, rendeu mais uma vitória para Cecília Araujo, classe S8. Ela garantiu a medalha de ouro nos 100m costas com 1min29s92. A potiguar soma este pódio a dois bronzes, uma prata e um recorde das Américas no Parapan-Pacífico, na Austrália, que terminou na segunda-feira, 13.

A segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação, reúne 236 atletas oriundos de 17 estados e do Distrito Federal, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Também se destacaram nesta manhã, quatro atletas que compõem a equipe de base da modalidade do CT Paralímpico. Os iniciantes fizeram as melhores marcas pessoais e já garantiram a vaga para o Brasileiro, em outubro. São eles: Miguel Ferraz Santana (S3) – 50m livre e 200m livre –, Anderson Felipe (S3) – 50m costas e Verônica Tropard (S10) – 100m costas.

Cecília Araújo ainda compete na tarde deste sábado os 200m medley e 50m livre, prova na qual ela foi prata e recordista das Américas na Oceania. No domingo, 19, último dia da disputa no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, ela nadará o revezamento 4x100m.

Esta etapa do Circuito também serve de preparação para a concorrida temporada de 2019. No próximo dia 23, faltará apenas um ano para o Parapan-Americano de Lima, no Peru. “Estou muito entusiasmada, com certeza. O próximo ano é muito importante para a natação. Tem o Mundial (na Malásia) e o Parapan-Americano, com índices cada vez mais fortes”, comentou a nadadora que tem o lado esquerdo prejudicado devido a paralisia cerebral por falta de oxigenação no parto.

Nas outras provas desta manhã, os atletas que participaram do Parapan-Pacífico também foram bem. Daniel Dias (S5) ficou com o ouro nos 50m costas. Na versão feminina desta prova na classe S4 Edênia Garcia garantiu o lugar mais alto do pódio.

Entre setembro e outubro, as outras modalidades que fazem parte do Circuito (atletismo, esgrima em cadeira de rodas e halterofilismo) também terão seus respectivos Campeonatos Brasileiros.

Mais em Paralimpíada Todo Dia