Depois de quatro medalhas no tour pela Europa com a Seleção Brasileira, Etiene Medeiros se prepara para o Troféu José Finkel
Depois de quase vinte dias em competição pela Europa, a nadadora Etiene Medeiros volta ao Brasil com duas certezas: o planejamento está correto e, nesta retomada pós-cirurgia é preciso ter paciência.
Da Itália à França, a pernambucana manteve a primeira colocação nos 50m costas, melhorou a classificação nos 50m livre (de 4º lugar na Final B na Itália para 3º lugar na Final A na França) e, nas provas de 100 apostou nos 100m livre na Itália, ficando na classificação e nos 100m costas na França, subindo ao pódio em terceiro lugar.
A evolução não significa apenas olhar tempo que o marcador mostrou, mas também outros detalhes nas provas, por isso Etiene Medeiros vê como positiva as duas competições para entrar na reta final de preparação para o Troféu José Finkel.
“Me surpreendi com os resultados em Roma e aqui na França. Ter feito dupla jornada nas duas competições com o 50m livre e costas foi bom para mim que volto a ter uma confiança maior no meu desempenho. Até cogitei nadar as duas provas de 100m aqui na França, mas era um degrau a mais e ir com calma também é bom”, analisou.
Paciência, aliás, é uma virtude que a atleta está aprendendo a controlar. “O Dr. Breno (ortopedista que operou Etiene) sempre fala em paciência e cautela, que isso decide os detalhes dessa recuperação e estou aprendendo a ter mais paciência comigo e aceitar algumas coisas que realmente preciso aceitar como, por exemplo, ter pedido o ‘time’ dos 50m livre, que estou reconstruindo, como também observar alguns postos que é preciso melhorar como a eficiência e a técnica na saída das provas”, observou.
Sair do Brasil para competir em alto nível no circuito internacional foi primordial nessa análise de Etiene com o técnico Fernando Vanzella. “Ter vindo para a Europa foi essencial para saber em que nível estou hoje e onde posso melhorar para chegar ao Finkel bem. Por isso calma e paciência são fundamentas para não atrapalhar o planejamento. Não posso hoje me desesperar com uma prova na casa dos 25s nem do 1:02 mas tenho que trabalhar para melhorar isso. Usar essas referências para algo positivo. Levo muita coisa boa daqui e muito trabalho a ser feito”, finalizou.
RESULTADOS EUROPA
SetteColli
– 50m costas (1º lugar da Final A): 27s87
– 50m livre (4º lugar da Final B): 25s44
– 100m livre (classificatória): 56s60
Open da França
– 50m costas (1º lugar da Final A) 27s96
– 50m livre (3º lugar da Final A) 25s22
– 100m costas (3º lugar da Final A) 1:02:55