Entre os oito finalistas, três brasileiros subiram ao pódio na Itália. Confira!
Começou, nesta sexta-feira (29), o Troféu Internacional Settecolli. Oito brasileiros conquistaram a classificação às finais: Etiene Medeiros, Gabriel Fontini, João Gomes Junior, Vinícius Lanza, Lorrane Ferreira, Bruno Fratus, Pedro Spajari e Dainara de Paula. Entre eles, porém, apenas Etiene Medeiros, Gabriel Fontini e Bruno Fratus subiram ao pódio.
Etiene Medeiros foi a primeira brasileira a conquistar o ouro na competição disputada em Roma, na Itália. Recuperada de lesão, a atleta garantiu o primeiro lugar do pódio ao nadar os 50m costas em 27.87 segundos. A prata ficou com a dinamarquesa Mie Nielsen e o bronze com Georgia Davies, da Grã-Bretanha.
Também nos 50m costas, mas na categoria masculina, Gabriel Fontini ficou com a prata, ao completar a prova em 24.95 segundos. Com apenas 0.17 décimos de segundos a menos que o brasileiro, o romeno Robert Andrei Glinta ficou com a medalha de ouro. O terceiro lugar foi conquistado pelo italiano Matteo Milli.
Já nos 50m livre masculino, Bruno Fratus conquistou a medalha de prata, com o tempo de 21.77 segundo, ficando atrás apenas de Benjamim Proud, da Grã-Bretanha, que concluiu a prova em 21.16 segundos. O bronze ficou com o italiano Andrea Vergani – confira aqui os resultados completos das provas.
Fora do pódio
João Gomes Junior, na disputa dos 100m costas, ficou com o 5º lugar, com o tempo de 1:00.49. O ouro ficou com Adam Peaty, da Grã-Bretanha. Arno Kamminga, da Holanda, garantiu a prata. Por fim, o italiano Fabio Scozzoli terminou em 3º.
Outra representante brasileira que não chegou ao pódio foi Dainara de Paula, nos 50m borboleta. A nadadora ficou em 7º, com o mesmo tempo da italiana Ilaria Bianchi, 26.63 segundos. O ouro foi conquistado pela sueca Sarah Sjostrom, a prata pela holandesa Ranomi Kromowidjojo e o bronze pela também italiana Elena Di Liddo.
Também no nado borboleta, mas nos 100m masculino, Vinícius Lanza terminou a prova em 52.74 segundo, o que garantiu ao brasileiro apenas o 7º lugar. O pódio foi composto por Chad Le Clos, James Guy e Federico Burdinasso, respectivamente.
Repetindo a classificatória, Lorrane Ferreira teve apenas o oitavo melhor tempo nos 50m livre – 25.41 segundos. A dinamarquesa Pernille Blume venceu a prova, a sueca Sarah Sjostrom ficou com a prata e a holandesa Ranomi Kromowidjojo conquistou a medalha de bronze.
Por fim, disputando a mesma prova que Bruno Fratus, os 50m livre, Pedro Spajari ficou em 7º lugar. O brasileiro concluiu o percurso com o tempo de 22.44 segundos. O último colocado foi o alemão Andreij Arbusov – relembre aqui o desempenho dos brasileiros nas classificatórias desta sexta-feira.