Depois de Thiago Simon e Felipe França, a nadadora Etiene Medeiros foi a terceira brasileira a garantir presença no Mundial de piscina curta, que será disputado em dezembro em Windsor, no Canadá. Nas eliminatórias dos 50m livre do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto de natação, a pernambucana cravou 23s88, superando em 0s05 o índice e quebrando o recorde brasileiro e sul-americano da prova.
Foi a primeira vez que Etiene baixou da casa dos 24 segundos. De quebra, o tempo registrado por ela é atualmente o sétimo do ranking mundial desta temporada. “Vim pra conseguir este tempo. O objetivo era esse e não podemos perder a oportunidade. Tinha duas (eliminatórias e finais) e não podia perder a primeira. Estou feliz, mas também tranquila. O recorde veio naturalmente com este índice. Tenho que evoluir e de dois anos pra cá, consegui baixar meu tempo e tenho que manter a tranquilidade até o fim da competição… quem sabe nos 50m costas, na sexta” – disse Etiene, logo após carimbar seu passaporte para o Canadá.
Na versão masculina da prova, Marcelo Chierighini, do Pinheiros, fez o melhor tempo das eliminatórias (21s67), mas ainda distante do índice para o Mundial, 20s97. Nos 400m medley, Joanna Maranhão e Brandonn Almeida confirmaram o favoritismo e vão sair na raia 4 nas finais da noite, a partir das 18h30.