8 5
Siga o OTD

Natação

Guilherme Caribé é prata no mundial de piscina curta

Guilherme Caribé bate o recorde sul-americano e conquista a medalha de prata dos 100m livres masculino no mundial de piscina curta de natação

Guilherme Caribé, piscnina curta, mundial, natação
Divulgação: Tennessee Swimming and Diving

Brasil no pódio! A natação brasileira esteve em peso no terceiro dia de competição do Campeonato Mundial em piscina curta. Nesta quinta-feira (12), seis brasileiros entraram em ação nas águas de Budapeste, na Hungria. Por lá, o destaque ficou com Guilherme Caribé, que conquistou a medalha de prata dos 100 metros livre masculino. O dia ainda contou com a participação de Nicolas Albiero, que ficou em 7º lugar na final dos 200 metros borboleta.

Presente nos Jogos Olímpicos Paris-2024, Guilherme Caribé havia conquistado a classificação para a decisão dos 100m livre do mundial húngaro ontem (11), com o sexto melhor tempo geral (45s86). Na disputa da final, então, o brasileiro melhorou a marca para 45s47, ficando na 2ª posição. Além disso, a marca representa o novo recorde sul-americano da prova. O estadunidense Jack Alexy levou a medalha de ouro cerca de um décimo de segundo à frente do brasileiro (45s38). O nadador caimanês Jordan Crooks o nadador caimanês completou o pódio com o tempo de 45s48.

Por sua vez, Nicolas Albiero disputou as eliminatórias e a final dos 200m borboleta nesta quinta-feira. Na primeira prova ele ficou em 4º lugar da terceira bateria, tendo o sétimo melhor tempo (1min50s83). Na decisão, o brasileiro largou bem e chegou a liderar a prova na primeira parcial, mas acabou perdendo o ritmo e caindo para a 7ª posição com tempo de 1min50s97.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Mais Brasil no mundial de piscina curta de natação

O dia ainda contou com outras boas participações de nadadores brasileiros nas águas húngaras. Nos 50 metros costas masculino, Guilherme Basseto passou das eliminatórias com o 3º lugar na quinta bateria (23s11). Nas semifinais, todavia, o brasileiro não conseguiu repetir a boa marca e acabou ficando fora da final com o 14º tempo geral (23s30).

Já os 100 metros medley contou com a presença de três nadadores do Brasil, dois no masculino e uma no feminino. Caio Pumputis anotou o quinto melhor tempo geral, com 51s81 e avançou para a segunda semifinal. Por lá, o brasileiro melhorou a marca para 51s76 e conquistou a vaga para a final novamente com o quinto melhor tempo.

Já Leonardo Santos também garantiu a sua vaga nas semis com a marca de 52s43. Porém, não se classificou para a decisão, ficando em 12º lugar (52s66). Por fim, Fernanda Celidônio avançou em sua disputa, tendo o 15º melhor resultado entre as 35 competidoras (59s78). Nas semis, ela também ficou em 15º lugar e sem a vaga para a final, tendo o tempo de 59s58

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Natação