Brasil na final! O Campeonato Mundial em piscina curta de natação segue a todo o vapor em Budapeste, na Hungria. Nesta quarta-feira (11), seis brasileiros disputaram a fase de eliminatórias da competição. Por lá, o destaque ficou com Guilherme Caribé, único nadador do país a se classificar para uma final no dia. O atleta, que esteve presente nos Jogos Olímpicos Paris-2024, conquistou a vaga para a decisão dos 100 metros livres com a sexta melhor marca.
Esta foi a terceira prova que Guilherme Caribé participou neste mundial. Ontem (10), o nadador ficou perto da vaga nos 50 metros borboleta, além de ter disputado o revezamento 4x100m masculino no qual o Brasil terminou na 5ª colocação. Caribé, então, começou o segundo dia de competições disputando a primeira eliminatória dos 100 metros livres. Por lá, o brasileiro fez o segundo melhor tempo na bateria 9 (46s06) e avançou para a semifinal.
Ainda nas eliminatórias, o Brasil contou com outro representante nos 100m livre masculino. Marco Antônio Ferreira Júnior esteve presente na mesma bateria que o compatriota, mas acabou ficando na 8ª posição com o tempo de 47s19. Assim, Guilherme Caribé foi o único brasileiro a disputar uma semifinal no dia. Nela, Caribé melhorou a sua marca, anotou 45s86 e garantiu a classificação para a final com o 6º melhor tempo geral. O líder nas semis foi o nadador caimanês Jordan Crooks, que fez 45s22. A decisão acontece amanhã, dia 12 de dezembro.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Mais Brasil no mundial de piscina curta de natação
Nos 100 metros livres feminino, Fernanda Celidônio participou da quinta bateria eliminatória. Por lá, a brasileira ficou em 8º lugar, com a marca de tem 54s69, cerca de 2 segundos atrás na líder da prova. Em seguida, foi a vez de Caio Pumputis ficar pelo caminho nas eliminatórias dos 100 metros peito masculino. O brasileiro ficou em 5º lugar de sua bateria com o tempo de 57s60.
Por fim, o Brasil ainda contou com a participação de duas atletas na disputa da final B dos 800 metros livre feminino. Gabrielle Roncatto foi quem chegou mais perto da classificação, ficando em 6º lugar com a marca de 8min22s45. Por sua vez, Maria Fernanda Costa, a Mafê, fez o 12º melhor tempo (8min29s21).