O Esporte Clube Pinheiros foi o grande campeão da edição 2024 do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Natação, alcançando 1.499 pontos na classificação geral e levantando o título. Esta é a terceira conquista consecutiva do clube, que já havia vencido as edições de 2022 e 2023, acumulando agora um total de 13 títulos.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Na disputa pelo título, o SESI terminou em segundo lugar com 962 pontos, seguido pelo Corinthians, que somou 869,5 pontos. Além da vitória geral, o Pinheiros liderou as pontuações específicas das categorias Absoluto (80 pontos), Júnior 1 (455 pontos) e Júnior 2 (486,5 pontos).
Os nadadores do clube quebraram 41 recordes ao longo da competição, um feito que chamou atenção para o desempenho técnico da equipe. O treinador André Ferreira, destacou a surpresa com os resultados. Segundo ele, o time enfrentava um momento de treinamento intenso e desgaste físico, mas conseguiu superar as expectativas.
DESEMPENHO E MEDALHAS
O Pinheiros encerrou o campeonato com 79 medalhas no total, sendo 43 de ouro, 21 de prata e 15 de bronze. Além disso, seis atletas se destacaram individualmente e receberam troféus de eficiência e índice técnico:
TROFÉU EFICIÊNCIA
- Beatriz Bezerra (Júnior 2 Feminino): 130 pontos
- Malu Pessanha (Sênior Feminino): 84 pontos
- Lúcio Flavio de Paula (Júnior 1 Masculino): 114 pontos
- Heitor Napolitano (Júnior 2 Masculino): 83 pontos
- Caio Pumputis (Sênior Masculino): 104 pontos
ÍNDICE TÉCNICO
- Agatha Amaral (Júnior 1 Feminino)
- Caio Pumputis (Sênior Masculino)
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A DESPEDIDA
O Campeonato Paulista também marcou um momento especial para a natação brasileira: a despedida de Guilherme Guido, do Pinheiros. O atleta encerrou sua carreira na prova de 100 metros costas, após 22 anos de dedicação ao esporte. Guido representou o Brasil em três Olimpíadas (2008, 2016 e 2020) e conseguiu o bronze no Mundial de Istambul (2012).
“Foi um clube que me educou. Cheguei aqui com 17 anos, hoje estou com 37, então meus filhos nasceram aqui, minha esposa frequentou muito o Clube. Isso além de uma estrutura profissional, me deu também uma estrutura familiar”, disse Guido em sua despedida.
O nadador também agradeceu pelo apoio e pela estrutura que recebeu ao longo de sua trajetória: “Pude alcançar todos os meus objetivos, inclusive três Olimpíadas, medalha de Mundial, Pan-Americano.” Apesar de não avançar ao SP Open, Guido saiu ovacionado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
*Com base nos textos do Esporte Clube Pinheiros