Campeão nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, Andrey Madeira abriu o Campeonato Brasileiro sub-20 de natação paralímpica subindo ao lugar mais alto do pódio. Nesta sexta-feira (25), durante os 400m livre para a classe S9 (comprometimento físico-motor), nadou para 4min33s30 e conquistar o título nacional da prova.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Paulista de 20 anos, Andrey Madeira é representante do clube AAF Nauru. A marca feita nesta sexta-feira seria o 12º melhor no ranking mundial de 2024. Aliás, próprio Andrey já ocupa a 10ª colocação, com a marca de 4min27s11, registrada no CT Paralímpico, em maio.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
“Achei que foi um desempenho razoável, considerando o período de treinamento em que nos encontramos. Gostaria de ter feito um tempo abaixo de 4min30 nos 400m livre. Mesmo não conseguindo, saio satisfeito, porque dei tudo o que eu tinha nesta prova”, afirmou Andrey. Em 2023, ele foi medalhista de ouro e conquistou o recorde parapan-americano na mesma prova com o tempo de 4min25s93.
Andrey foi submetido à amputação de parte da perna esquerda por falta de circulação com três dias de vida. Estreou em uma edição dos Jogos Paralímpicos em Paris. “Trouxe comigo da França muitos aprendizados e o desejo de me esforçar cada vez mais para, quem sabe, um dia estar no pódio [dos Jogos”, disse Andrey.
Samuka no revezamento
Samuel Oliveira, o Samuka, está entre as principais estrelas do Campeonato Brasileiro sub-20 de natação paralímpica. Medalhista de bronze no revezamento 4x50m livre 20 pontos nos Jogos de em Paris, completou a prova dos 50m costas da classe S5 (comprometimento fisico-motor) em 39s02 e os 200m medley em 3min46s31.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)