No último dia de disputa da natação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, um personagem chamou a atenção. O atleta Fernando Mariano, da UNIP-SP, conquistou o título da prova dos 100m peito, sua primeira medalha dourada na atual edição do torneio universitário. E a conquista dele, que possui dois filhos aos 22 anos de idade, veio justamente no Dia das Crianças.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“Dois filhos muito cedo, sou conhecido como o “papai da natação” (risos). Feliz Dias das Crianças a todas as crianças desse mundo”, contou Fernando, que é pai do xará Fernando, de três anos, e da Isabela, de apenas nove meses. Na prova deste sábado (12), ele venceu a disputa ao atingir a marca de 1min04s12, superando Gabriel Ugioni (1min04s67), da Univali-SC, e Luiz Fernando Deschamps (1min06s00), da Unicesumar-PR.
Fernando Mariano também falou se pretende iniciar seus filhos na natação. “Meu filho vai fazer quatro anos agora e acho que ano que vem ele já tá na natação. Não sei se ele vai seguir os passos do pai, espero que ele goste (risos). A minha filha tem nove meses, mas logo logo também ela vai estar no esporte, na natação. Espero que eles sigam (a carreira) que nem eu segui”, completou.
- Corinthians x Palmeiras – Final Paulistão: assista ao vivo
- João Fonseca perde de francês e se despede de Lyon
- Sesi vence Aspaego e confirma soberania no vôlei sentado
- Brasil dá primeiros passos no hóquei no gelo 3×3
- Heitor e Vinicius perdem duas e são eliminados em Challenge
Início no esporte por questões de saúde
Nadador profissional com passagens por Corinthians, Flamengo e Pinheiros, Fernando explicou em entrevista ao OTD como começou sua trajetória no esporte. “Eu comecei na natação porque eu tinha um problema na coluna. E meus pais, principalmente minha mãe, me levava todos os dias para consertar isso. Acabei sendo chamado para a equipe principal de Suzano-SP, minha cidade, e desde então Deus me deu o talento para continuar”, disse ele.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Além do título nos 100m peito, Fernando Mariano conquistou outras duas medalhas na edição de 2024 do JUBs. Ele foi bronze na prova dos 200m do mesmo nado e fez parte da equipe da UNIP-SP que levou a prata no revezamento 4x100m medley, ao lado de Gabriel Catapano, Gabriel Santos e Thales Valerio. O nadador de Suzano também foi quarto colocado no 50m peito e alcançou o 10º índice técnico do evento entre os homens.