Siga o OTD

Natação

“Papai da natação” leva o ouro no JUBs no Dia das Crianças

No último dia da natação nos Jogos Universitários Brasileiros, Fernando Mariano, pai de dois filhos aos 22 anos, se sagrou campeão nos 100m peito

Fernando Mariano, "papai da natação" e multimedalhista no JUBs 2024 (Reprodução/Diário de Suzano)
Fernando Mariano, "papai da natação" e multimedalhista no JUBs 2024 (Reprodução/Diário de Suzano)

No último dia de disputa da natação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, um personagem chamou a atenção. O atleta Fernando Mariano, da UNIP-SP, conquistou o título da prova dos 100m peito, sua primeira medalha dourada na atual edição do torneio universitário. E a conquista dele, que possui dois filhos aos 22 anos de idade, veio justamente no Dia das Crianças.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Dois filhos muito cedo, sou conhecido como o “papai da natação” (risos). Feliz Dias das Crianças a todas as crianças desse mundo”, contou Fernando, que é pai do xará Fernando, de três anos, e da Isabela, de apenas nove meses. Na prova deste sábado (12), ele venceu a disputa ao atingir a marca de 1min04s12, superando Gabriel Ugioni (1min04s67), da Univali-SC, e Luiz Fernando Deschamps (1min06s00), da Unicesumar-PR.

Fernando Mariano também falou se pretende iniciar seus filhos na natação. “Meu filho vai fazer quatro anos agora e acho que ano que vem ele já tá na natação. Não sei se ele vai seguir os passos do pai, espero que ele goste (risos). A minha filha tem nove meses, mas logo logo também ela vai estar no esporte, na natação. Espero que eles sigam (a carreira) que nem eu segui”, completou.

Fernando Mariano, no centro, no pódio da prova dos 100m peito do JUBs (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Início no esporte por questões de saúde

Nadador profissional com passagens por Corinthians, Flamengo e Pinheiros, Fernando explicou em entrevista ao OTD como começou sua trajetória no esporte. “Eu comecei na natação porque eu tinha um problema na coluna. E meus pais, principalmente minha mãe, me levava todos os dias para consertar isso. Acabei sendo chamado para a equipe principal de Suzano-SP, minha cidade, e desde então Deus me deu o talento para continuar”, disse ele.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Além do título nos 100m peito, Fernando Mariano conquistou outras duas medalhas na edição de 2024 do JUBs. Ele foi bronze na prova dos 200m do mesmo nado e fez parte da equipe da UNIP-SP que levou a prata no revezamento 4x100m medley, ao lado de Gabriel Catapano, Gabriel Santos e Thales Valerio. O nadador de Suzano também foi quarto colocado no 50m peito e alcançou o 10º índice técnico do evento entre os homens.

Equipe de natação da UNIP-SP, medalhista de prata no 4x100m medley do JUBs (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Natação