Entre os principais atletas universitários do país, a edição de 2024 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) conta com a presença de Daniel Xavier Mendes, nadador que fez parte do revezamento medalhista de bronze no 4x50m livre – 20 pontos nas Paralimpíadas de Paris. Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, ele relembrou da conquista, mas prometeu que sua cabeça já está mirando os Jogos de LA-2028.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“Foi incrível, já tem mais de um mês, foi dia 30 de agosto, não vou esquecer nunca né? Mas é incrível, realmente é uma sensação única. Estou muito feliz ainda, aproveitando um pouco da glória da medalha, que é muito legal o reconhecimento de todo mundo. Agora é treinar mais, cada vez mais, para ter outras oportunidades de subir no pódio pelo Brasil novamente, tanto em campeonatos mundiais e principalmente nos próximos Jogos”, falou Daniel.
“Los Angeles já começou, essa é a primeira competição do ciclo, a gente já terminou Paris e já começa essa aí. É treinar cada vez mais, aprender que tudo é aprendizado e realmente já foi, agora é buscar sempre para ser melhor”, completou.
- Brasil abre temporada 2025 com quatro atletas em Copas do Mundo
- Ex-Corinthians Yasmim é anunciada pelo Real Madrid
- Após 39 dias de contrato, Barcelona anuncia saída de Raulzinho
- Kamilla anota duplo-duplo, mas perde segunda seguida na China
- Atlético-MG x Guarani – Copinha 2025: onde assistir o jogo ao vivo
Participação no esporte universitário
Daniel Mendes é um dos maiores destaques da natação do JUBs 2024, em Brasília. Até o momento, ele competiu em quatro provas e se sagrou campeão em três: 100m costas, 100m e 200m livre. Ele comemorou a inclusão de algumas modalidades paralímpicas na competição e a possibilidade de poder vivenciar o evento multiesportivo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Esses são JUBs maiores, como o próprio presidente (Luciano Cabral, comandante da Confederação Brasileira do Desporto Universitário) falou, tem mais de sete mil atletas. A questão de ter o paralímpico é muito legal. É muito bom que a gente também, as pessoas com deficiência, tenham essa experiência universitária, que é uma experiência que eu acho incrível”, celebrou o nadador.
“Ainda estou de férias de Paris. Vim aí na última semana curtir um pouco, aproveitar essa competição, que tem uma vibe muito maneira. E é um incentivo para a galera começar a vim conhecer mais o esporte paralímpico. Tem muitas coisas ainda a se aprimorar, uma inclusão cada vez maior. Mas só de a gente já estar presente aqui, ter o Petrúcio (Ferreira, tricampeão paralímpico e participante do JUBs no atletismo) aí, é muito importante” finalizou.