A seleção brasileira de natação conquistou o título geral do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, na cidade de Cáli, na Colômbia. Depois de quatro dias de disputa, as provas da modalidade terminaram nesta quinta-feira (3), com o país levando para casa um total de 56 medalhas. A competição segue até a próxima segunda-feira (7), com a realização do polo aquático e das águas abertas.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Dominante desde o primeiro dia do Sul-Americano, o Brasil encerrou sua participação na natação com 25 ouros, 18 pratas e 13 bronzes. A seleção ainda levou o prêmio de melhor índice técnico no masculino com Stephan Steverink, pelo seu desempenho na prova dos 400m livre, onde foi campeão com a marca de 3min51s70.
“Acredito que o balanço é positivo. Trouxemos uma seleção com atletas bem jovens, que participaram da sua primeira seleção absoluta. Foi dada a experiência para a nova geração de atletas e também de treinadores que, assim como os nadadores, também participam da sua primeira seleção. Foi um ambiente bom e leve e que, dentro da água, correspondeu. Mantivemos o título geral que é bem importante”, disse Felipe Domingues, head coach do Brasil.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A natação foi a terceira modalidade disputada no Sul-Americano de Esportes Aquáticos de Cali. Antes, o Brasil terminou com os vice-campeonatos no saltos ornamentais e no nado artístico, ambos finalizando atrás da Colômbia, anfitriã do evento.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos