A delegação brasileira chegou a 47 medalhas na natação no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, em Cali, na Colômbia. Nesta quarta-feira (2), o Brasil ganhou 13 medalhas, encaminhando o título de campeão geral na natação, com uma larga vantagem para a Colômbia que está em segundo lugar na classificação por pontos. O dia teve quatro ouros para o Brasil com os dois revezamentos 4x100m livre, além de Thiago Ruffini nos 1500m livre e Samuel Lopes nos 200m costas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A sessão de finais começou com a disputa dos 1500m livre. No masculino teve dobradinha brasileira. Thiago Ruffini ganhou a prova com um tempo de 15min28s81, seguido por Pedro Farias, que levou a prata com 15min31s64. Na versão feminina da prova, a veterana chilena Kristel Kobrich levou o ouro, com a prata ficando com a brasileira Letícia Fassina, com um tempo de 16min34s31, ficando apenas três segundos atrás da campeã.
Nos 200m costas, mais duas medalhas para o Brasil. Samuel Lopes venceu a disputa masculina com um tempo de 2min03s26 para ganhar o segundo ouro brasileiro da noite. Já entre as mulheres, Alexia Assunção ficou em terceiro lugar com 2min17s75 para ganhar a medalha de bronze.
- Brasília bate União Corinthians dá sequência ao bom início no NBB
- Com sustos, Minas bate Barueri fora de casa e volta vencer
- Pinheiros é soberano e conquista o Paulista Júnior e Sênior
- Bia e Carol derrotam argentinas e Brasil vence os playoffs da BJK
- Brasileiros brilham na frente em vitória do Cuenca
Mais medalhas
Ainda nas provas individuais, o Brasil ganhou outras seis medalhas. Celine Bispo e Beatriz Bezerra (prata e bronze, respectivamente, nos 100m borboleta), Lúcio Flávio de Paula (bronze nos 100m borboleta), Bruna Leme (bronze nos 50m peito) e Guilherme Comossato e Caio Pumputis (prata e bronze, respectivamente, nos 50m peito).
Por fim, fechando a noite, vieram os revezamentos 4x100m livre. No feminino, Nathália Almeida, Beatriz Bezerra, Celine Bispo e Aline Rodrigues fizeram um tempo de 3min48s42 para levar o ouro, superando os times de Colômbia e Argentina que completaram o pódio. Em seguida, no masculino, Pedro Spajari, Pedro Teixeira, Lúcio Flávio e Kauã Pereira fecharam a prova em 3min19s87, ficando a frente de Venezuela e Colômbia.
Vitórias no polo
Nesta quarta-feira, também aconteceram as primeiras partidas do Sul-Americano de polo aquático em Cali. O Brasil enfrentou a seleção do Chile nos dois naipes e conseguiu vitórias por goleada. Foi 26 a 4 no feminino e 27 a 1 no masculino. As duas equipes voltam a entrar na piscina amanhã contra a Colômbia.