8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Carolina Santiago vai à final dos 100m da S12 com melhor tempo

Tanto Carolina Santiago como Lucilene Sousa avançaram à decisão dos 100m livre da classe S12; Brasil ainda tem três finalistas no dia

Na imagem, Carolina Santiago, que fez o melhor tempo dos 100m da classe S12.
Carolina Santiago fez o melhor tempo dos 100m da classe S12. Foto: Marcello Zambrana/CPB

Nesta quarta-feira (04), sétimo dia de natação, Carolina Santiago foi o maior destaque dentre os brasileiros que caíram na piscina da Arena La Defense. A nadadora vai lutar por mais um ouro nos 100m livre da classe S12 e terá a companhia de Lucilene Sousa. Ademais, outras três atletas nacionais conquistaram vaga em finais.

Inicialmente, nos 100m livre da classe S12, Lucilene Sousa fez o segundo tempo em sua bateria, com 1min03s14 e avançou à final. A brasileira ficou com o sexto tempo entre as finalistas. Além disso, teve Carolina Santiago liderando a segunda bateria, com 1min00s50 e com melhor tempo geral para a final da tarde.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Nosso programa de provas foi muito bem pensado e planejado, treinamos muito. Foram três anos de treinamento intenso para chegar aqui e fazermos isso. Está tudo dentro daquilo que estávamos esperando, a ideia era chegar o mais preparada possível para competir nos dez dias com a mesma potência. Essa é uma das minhas provas principais, vamos voltar para fazer o melhor e ainda tem o revezamento”, ressaltou Carolina.

Mais provas com brasileiros

Em seguida, teve a prova dos 200m medley da classe SM14 com dois brasileiros na piscina. Na primeira bateria, Gabriel Bandeira fez o quinto tempo, com 2min19s48 e ficou com o 11º lugar, fora da final. Similarmente, João Pedro Brutus fechou com 2min15s85 na sexta colocação da segunda bateria. Assim, o brasileiro estreante ficou com o 9º lugar e reserva de final.

Na mesma prova da versão feminina, teve Ana Karolina Soares como representante nacional. Com 2min42s07, foi a sétima colocada na bateira e 13º tempo geral, sem avançar à decisão.

Depois, foi a vez de Bruno Becker nos 50m peito da classe unificada SB2, porém o brasileiro foi o único SB1 a competir. Fez o tempo de 1min51s10 com o quinto tempo na bateria e décimo geral, contudo sem final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo após, duas brasileiras competiram na primeira bateria dos 50m peito da SB3, Patrícia Pereira e Lídia Vieira. Dessa forma, com 58s82 e 1min03s36, respectivamente, as nadadoras foram primeira e terceira de sua sessão. Ambas classificaram com a segunda e a quinta melhores marcas. Na prova, a italiana Monica Boggioni estabeleceu novo recorde paralímpico com 53s70.

Nos 50m livre da classe unificada S7, Daniel Mendes, que é da S6, fez o tempo de 30s05 com o sexto lugar na bateria. Portanto, ficou com o décimo tempo geral e não avançou entre os oito melhores.

Por fim, Mariana Gesteira foi a última brasileira a competir na sessão da manhã da natação paralímpica, na prova dos 100m livre da classe S9. Desse modo, completou com 1min04s62, com a segunda colocação na bateria e a quinta melhor marca geral. Estará na final com a australiana Alexa Leary, que estabeleceu novo recorde mundial, com 59s60.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paris 2024