A natação feminina do Brasil contou com seis atletas participando de eliminatórias na manhã desta segunda-feira (2) nos Jogos Paralímpicos Paris-2024. Cinco delas se garantiram na briga por medalhas, com destaque para Carol Santiago. Nadadora da classe S12, ela disputou os 50m livre da S13, quebrou o recorde paralímpico de ambas as categorias e chega favorita ao ouro. Além dela, estão na final Edênia Garcia e Maiara Barreto, nos 50m costas S3, e Beatriz Carneiro e Débora Carneiro, nos 100m peito SB14.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
Recordista paralímpica
O nome dela é Maria Carolina Gomes Santiago, mais conhecida na natação como Carol Santiago, dono de seis medalhas paralímpicas na história, sendo quatro de ouro. Nesta segunda, na terceira eliminatória dos 50m livre S13, a brasileira, nascida em Pernambuco, deu show na piscina da La Defense Arena, na capital francesa. Com excelente desempenho, ela nadou para 26s71, novo recorde paralímpico das classes S12 e S13 e melhor marca mundial da S12.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A australiana Katja Dedeking, recordista mundial da S13, com 26s56, estava credenciada como uma das favoritas ao ouro, no entanto, fez apenas o 10º tempo (28s23) e está apenas como uma das atletas reservas da final. A nadadora com mais chances de desafiar Carol Santiago na disputa por medalhas é a estadunidense Gia Pergolini, a segunda mais vez do dia com 27s52. A brasileira Lucilene Sousa também participou da prova, mas não se classificou para a final. Ela anotou apenas a 12ª marca com 28s65.
Duas finalistas nos 50m costas
Carol Santiago não foi a primeira brasileira a cair na água. Edênia Garcia e Maiara Barreto foram as primeiras mulheres do Brasil a competir nesta segunda. Ambas participaram da primeira semifinal dos 50m costas da classe S3 e estão na final. Elas ficaram, respectivamente, na segunda e terceira colocações da bateria, atrás somente de Zoia Shchurova, atleta russa que participa de Paris-2024 com a bandeira neutra. A primeira delas se classificou com tempo de 1min04s03 e a segunda fez a marca de 1min07s64.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Shchurova, líder da eliminatória delas, nadou a prova para 58s12 e se garantiu na decisão com a segunda melhor marca. A vencedora da segunda eliminatória foi a britânica Ellie Challis, que chega na final dos 50m costas S3 como a mais rápida, com 53s86. A terceira finalista com melhor tempo é a espanhola Marta Fernandez Infante: 58s63. Edênia se classificou em sexto lugar e Maiara avançou na sétima posição. A disputa por medalhas dessa prova está marcada para essa segunda, às 13h05 (horário de Brasília).
Irmãs na final com melhores tempos
A segunda prova com brasileiras na piscina foi os 100m peito da classe SB14. As irmãs Beatriz Carneiro e Débora Carneiro caíram na água e confirmaram presença na disputa por medalhas. Beatriz participou da primeira bateria e ganhou com tempo de 1min16s99. Já Débora esteve na segunda das duas eliminatórias e venceu registrando a marca de 1min16s04, a mais rápida da distância, deixando a compatriota com segundo melhor resultado entre as finalistas. A definição do pódio será às 13h19 (horário de Brasília).