Quatro atletas do naipe masculino disputaram eliminatórias da natação dos Jogos Paralímpicos Paris-2024 na manhã desta segunda-feira (2). Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, Bruno Becker e João Pedro Brutos colocaram o Brasil na briga por medalhas. Os dois primeiros nadaram os 200m livre da classe S2 na mesma bateria e se classificaram, com Gabrielzinho concluindo sua semifinal na liderança e Becker ficando em terceiro. Já Brutos acabou em primeiro na sua prova nos 100m peito SB14.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Dupla finalista
Gabrielzinho e Bruno Becker foram os últimos brasileiros do naipe masculino e caírem na água na piscina da La Defense Arena. Os 200m livre S2 tiveram duas semifinais e os dois brasileiros competiram na segunda. A prova não teve alternância de posições, com todos os competidores finalizando na mesma colocação que alcançaram na primeira virada. Gabrielzinho partiu na liderança nos 50m iniciais ampliou a dianteira nas demais passagens, fechando a disputa em 4min01s49.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já Bruno Becker largou e logo nas primeiras braçadas se posicionou na terceira colocação, abrindo quase três segundos de vantagem para o polonês Kamil Otowski, que estava em quarto lugar. Consolidado, o brasileiro também não ameaçou a vice-liderança do chileno Alberto Abarza Diaz. Ele finalizou a prova em 4min23s95, atrás do rival sul-americano, que fez 4min21s31 e a frente do europeu, que concluiu com tempo de 4min36s91.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Entre os oito finalistas, Gabrielzinho foi o mais rápido com pouco mais de dois segundos a frente de Vladimir Danilenko, russo que compete com a bandeira neutra. O europeu fechou na liderança da sua semifinal com tempo de 4min13s58. Portanto, Bruno Becker chega na disputa da medalha atrás apenas de Gabrielzinho, Danilenko e Diaz. Gabrielzinho é o favorito ao ouro nos 200m livre S2 e Bruno Becker aparece com chances de medalhar.
Um dentro e outro fora
O primeiro brasileiro do naipe masculino a cair na água nesta segunda na La Defense Arena foi Gabriel Cristiano Souza, que participou da terceira bateria semifinal dos 50m livre da classe S9. Atleta da S8, o brasileiro foi o único dessa categoria a enfrentar oponentes com comprometimentos menores que ele. Natural do Guarujá, em São Paulo, o nadador concluiu sua prova na 6ª colocação, com tempo de 27s24. Com essa marca, ele ficou na 16ª posição no geral e não avançou para a final.
João Pedro Brutos foi o segundo entre os homens a mergulhar na piscina. Ele competiu na primeira bateria classificatória para a final dos 100m peito da SB14 e liderou a disputa do início ao fim. O brasileiro passou rápido na primeira metade e comandou as ações em 30s39. Na volta, ele nadou para 34s31 e finalizou a disputa com o melhor tempo: 1min04s70. Na segunda semifinal, o australiano Jake Michel concluiu em 1min04s66 e avançou com a primeira posição no geral, deixando o mineiro em segundo.