Oito provas finalizaram neste domingo (9) a World Series de natação paralímpica da França, etapa realizada na cidade de Limoges. E a seleção brasileira encerrou sua participação no último evento preparatório para os Jogos de Paris-2024 com mais três medalhas de ouro. Os atletas que colocaram o Brasil no topo do pódio foram: Samuel Oliveira, Gabriel Bandeira e Talisson Glock. Os dois últimos repetiram as conquistas obtidas nas mesmas provas na Paralimpíada de Tóquio-2020.
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
Medalhistas brasileiros do domingo
As disputas no World Series da França foram multiclasses, sendo assim, competidores com diferentes tipos de deficiência nadaram na mesma série, com as classificações às finais e as medalhas definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC). E Samuel Oliveira, da classe S5 (comprometimento físico-motor), foi o primeiro brasileiro dourado do dia. O atleta paulista ganhou a prova dos 50m costas em 34s97. A dobradinha se concretizou com a prata ficando para Gabriel Araújo, com 54s00.
Em seguida, Gabriel Bandeira, da classe S14 (deficiência intelectual), nadou os 100m borboleta em 56s15 e conquistou a medalha de ouro. Para concluir a jornada dourada, Talisson Glock, da classe S6 (comprometimento físio-motor), venceu os 400m livre em 4min58s20. Segundo colocado nos 50m costas, o mineiro Gabriel Araújo, campeão paralímpico, ainda levou para casa mais uma medalha de prata nos 200m livre, com a marca de 4min04s91.
O Brasil finalizou o domingo (8) com mais uma medalha de prata na categoria Adulta. A terceira prateada do dia foi conquistada por Lídia Cruz, da classe S4 (comprometimento físico-motor), nos 50m costas, com o tempo de 52s18. Entre as provas do Júnior, Victor Almeida, da classe S9 (comprometimento físico-motor), ficou em segundo lugar nos 100m borboleta nadando em 1min05s81. Para concluir a jornada de pódios, Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), ficou com o bronze nos 100m borboleta (1min07s10).
Brasil no World Series da França
Com os resultados do último dia do World Series de natação paralímpica da França, o Brasil concluiu a competição com 24 pódios, sendo dez medalhas de ouros, dez pratas e quatro bronzes, somando as conquistas obtidas nas categorias Adulto e Júnior. O país foi representado no evento por 16 atletas. A disputa em águas francesas aconteceu uma semana após a etapa de Berlim do World Series.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O resultado na França foi superior ao da Alemanha. Na etapa de Berlim, o Brasil conquistou 20 medalhas, sendo sete ouros, seis pratas e sete bronzes, juntando adultos e juniores. Em águas alemãs o time brasileiro ainda registrou dois recordes mundiais. Os dois eventos fizeram parte da preparação da equipe nacional para os Jogos Paralímpicos de Paris, com início em 28 de agosto.