8 5
Siga o OTD

Natação

Cachorrão com foco nos 200 e 400m livre em Paris

Guilherme Costa vai em busca do índice dos 200m livre na Seletiva Olímpica. Cachorrão não deve nadar os 800m e 1500m em Paris

Guilherme Costa na Seletiva Olímpica de Natação - Cachorrão
(Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Guilherme Costa nada bem em várias distâncias na natação, tendo boas marcas dos 200m aos 1500m livre. Mas para os Jogos Olímpicos de Paris, Cachorrão irá focar nas distâncias mais curtas. Já garantido nos 400m livre, o atleta tem como segunda meta na Seletiva Olímpica Brasileira garantir o índice nos 200m livre. Já nas provas mais longas, 800m e 1500m livre, o atleta revelou em entrevista ao Olimpíada Todo Dia que não deve competir nas duas distâncias em Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cachorrão garantiu a vaga nos 400m livre após a disputa da prova nesta segunda-feira (6) na Seletiva Olímpica. Guilherme Costa venceu com um tempo de 3min46s90, 14 centésimos acima do índice olímpico. Mas como já tinha feito a marca classificatória em outras competições, ele garantiu a vaga na Olimpíada. “Eu queria nadar melhor hoje. Sei que já estava classificado e o foco é na Olimpíada, mas queria ter nadado mais rápido”, comentou o nadador após a prova.

Para nadar melhor os 400m livre em Paris, Cachorrão tenta aperfeiçoar o seu início de prova, para potencializar o seu bom desempenho, já que ele tem o costume de fechar bem as provas. “O ajuste é passar um pouco mais forte no início. Consegui fazer isso na eliminatória de manhã, mas de tarde não foi bom. Então é ajustar isso porque sei que no final eu consigo crescer”, explicou.

Foco nos 200m

Nesta terça-feira (7), acontece a disputa dos 200m livre. Guilherme Costa foi finalista da prova no Mundial deste ano e quer garantir um lugar na prova individual em Paris, assim como no revezamento 4x200m livre. “Eu quero muito o índice nos 200m. Eu não devo nadar os 800m e 1500m em Paris, devo sair, então o foco é para garantir essa vaga nos 200m livre”, afirmou Cachorrão ao OTD.

Guilherme Costa começou a se destacar na natação brasileira pelas provas de fundo, quebrando recordes sul-americanos nos 800m e 1500m livre e conseguindo um sétimo lugar nos 800m nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas após o bronze nos 400m livre no Mundial de 2022, o nadador tem aumentado o seu foco nas provas mais curtas, pensando em possíveis medalhas em Paris-2024.

Nos 400m livre, Cachorrão irá a Paris entre os principais nomes da prova. Já no revezamento 4x200m livre, o Brasil terá uma concorrência forte de equipes como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália, mas pode surpreender na prova, como aconteceu no Mundial de Piscina Curta de 2018, com o time brasileiro levando o ouro.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Natação