8 5
Siga o OTD

Natação

Cachorrão e Mafê lideram eliminatórias da Seletiva Olímpica

Guilherme “Cachorrão” Costa e Maria Fernanda Costa lideram com folga as eliminatórias dos 400m livre na Seletiva Olímpica da natação

Guilherme Costa no Troféu José Finkel natação. Ele já encerrou sua participação no Mundial de Doha Seletiva olímpica
Guilherme Costa (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Na manhã desta segunda-feira (6), aconteceu a primeira sessão de eliminatórias da Seletiva Olímpica da natação brasileira no Rio de Janeiro. Destaque para a disputa dos 400m livre, onde o Brasil já tem três atletas com índices de outras competições. Guilherme “Cachorrão” Costa, no masculino, e Maria Fernanda Costa, no feminino, venceram suas baterias e vão nadar na raia quatro na final hoje a noite.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As finais da Seletiva Olímpica irão definir os classificados para Paris-2024, com os dois melhores por prova se classificando caso atinjam o índice. Caso ninguém consiga o tempo alvo na final, serão usados os chamados “tempos de salvaguada”, marcas que atletas fizeram em competições importantes desde o ano passado abaixo do índice olímpico.

Medalhista de bronze no Mundial de 2022, Guilherme Costa, o Cachorrão, já tem o índice na prova, mas não deve ter dificuldades para confirmar hoje à noite. Ele nadou a eliminatória em 3min49s05 para terminar em primeiro lugar. Vale ficar de olho em Eduardo Moraes e Stephan Steverink que irão nadar ao lado de Cachorrão e têm potencial para nadar abaixo do índice olímpico da prova.

Nos 400m livre feminino, Maria Fernanda Costa foi a mais rápida com um tempo de 4min10s83, seguida por Gabrielle Roncatto, com 4min13s31. A dupla também já nadou para abaixo do índice olímpico e não deve ter dificuldades para conseguir a marca novamente na final.

De olho no revezamento

Nos 100m borboleta feminino e nos 100m peito masculino, nenhum atleta entrou com um tempo de inscrição abaixo do índice olímpico. Mesmo se não conseguirem a marca, existe a possibilidade dos campeões das provas devem compor o revezamento 4x100m medley misto. Nos 100m peito, João Gomes Júnior foi o mais rápido das eliminatórias com um tempo de 1min00s87.

Já entre as mulheres, Celine Bispo foi a mais rápida das eliminatórias dos 100m borboleta, com um tempo de 59s76. A surpresa fica por conta da eliminação precoce de Giovanna Diamante, semifinalista do Mundial de 2022 e que já nadou na casa dos 57 segundos, perto do índice olímpico. Giovanna ficou em 11º lugar com um tempo de 1min00s83

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Natação