Nesta semana, estão acontecendo as finais nacionais da natação no NCAA, a forte liga universitária dos Estados Unidos. E um brasileiro conseguiu um grande resultado, na final das 100 jardas livre. O baiano Guilherme Caribé ficou em segundo lugar na final da prova e ainda quebrou o recorde brasileiro da distância, que pertencia a César Cielo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em uma boa temporada no NCAA pela Universidade do Tennessee, Guilherme Caribé se classificou na quinta posição para a final das 100 jardas livre na final nacional. Na decisão, o brasileiro nadou para 40s55, ficando atrás apenas do canadense Josh Liendo, dono de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais. Liendo completou a prova em 40s20 para terminar em primeiro lugar pela Universidade da Flórida. O estadunidense Jack Alexy ficou em terceiro, com 40s59, pela Universidade da Califórnia.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Vale lembrar, que a piscina usada no NCAA é diferente. As provas são medidas em jardas, com as piscinas tendo 25 jardas de cumprimento, então é difícil fazer uma comparação com os tempos na piscina de 50m. Mas para demonstrar como a prova foi forte, os cinco primeiros colocados neste sábado (30) estão entre os seis melhores tempos da história nas 100 jardas livre, ficando atrás apenas do recorde de 39s90 do campeão olímpico Caeleb Dressl.
Entre brasileiros, o tempo de Guilherme Caribé superou o recorde nacional de César Cielo, que durava 16 anos. Em março de 2008, Cielo nadou a prova para 40s92, alguns meses antes de ganhar duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim.