A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) definiu a sede da Seletiva Olímpica brasileira, que também representará o Troféu Brasil de natação de 2024. A competição acontecerá no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, na cidade do Rio de Janeiro. O torneio definirá a seleção brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a partir do mês de julho.
Sede do Troféu Daltely Guimarães e Júlio de Lamare de 2017, a piscina foi inaugurada em 2016, como parte das obras para os Jogos Olímpicos do Rio. O complexo possui uma piscina de 50m e uma de 25m, que será utilizada para aquecimento e soltura dos atletas que participarão do evento. A Seletiva Olímpica ocorrerá entre os dias 6 e 11 de maio.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
“Estamos muito satisfeitos com a confirmação da piscina da CDA da Aeronáutica para a realização da Seletiva Olímpica brasileira. Definiremos nossa seleção em uma das mais modernas piscinas do Brasil, coberta e com estrutura adequada para que nossos atletas façam seus melhores tempos e fortaleçam nossa seleção para Paris-2024”, disse Luiz Fernando Coelho, presidente da CBDA.
Para fazer parte da seleção brasileira para Paris, os nadadores terão que ficar nas duas primeiras posições da prova, desde que atinjam o índice olímpico. Além disso, valerão os tempos apenas da final A da Seletiva Olímpica.
Vagas nos revezamentos
Para o preenchimento das vagas de revezamento dentro da seleção olímpica, a CBDA convocará os atletas que atingirem o índice A na Seletiva Olímpica. Caso quatro atletas não alcancem o índice, a federação avaliará os tempos das competições pré-selecionadas e a colocação dos atletas também no torneio realizado no Rio de Janeiro.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos