A FINA reconheceu o Troféu Maria Lenk como seletiva oficial para os Jogos Olímpicos da Juventude.
A FINA reconheceu, nesta semana, o Campeonato Brasileiro Absoluto de natação – o Troféu Maria Lenk como seletiva oficial para os Jogos Olímpicos da Juventude. A competição será realizada entre 17 e 21 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos solicitou à FINA para que a principal competição de natação da temporada 2018 passasse a ser seletiva para a 3ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados de 6 a 18 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.
Segundo o diretor-geral de esportes da CBDA, Renato Cordani, a decisão da FINA deixa a competição com ainda mais valor e visibilidade para os atletas. Ele acredita que o torneio fará com o que o Brasil tenha sua melhor Seleção nos Jogos Olímpicos da Juventude.
“Essa oficialização do Troféu Brasil como um evento seletivo para os Jogos Olímpicos da Juventude é muito significativa por três razões: será a primeira competição da nossa gestão com chancela oficial da FINA, nossos atletas poderão validar seus tempos aqui mesmo, não precisando caçar uma competição fora com esse propósito e, além disso, países vizinhos poderão abrilhantar nosso evento fazendo suas seletivas por aqui”, disse.
Como o Brasil ficou entre os 16 primeiros no Mundial de Budapeste, terá direito a disputar a Olimpíada da Juventude com equipe completa: quatro do masculino e quatro do feminino, nascidos entre 2000 e 2003.
Os critérios de convocação para os Jogos Olímpicos da Juventude podem ser conferidos no boletim divulgado pela CBDA. Clique aqui e veja.