O Brasil assegurou vaga olímpica para a disputa do revezamento 4x100m medley misto em Paris-2024. A classificação veio depois da disputa das eliminatórias desta prova no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, nesta quarta-feira (14). Mesmo sem ter uma equipe na edição, o país carimbou seu passaporte graças ao desempenho obtido no Mundial do ano passado, em Fukuoka, no Japão.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024, cada prova de revezamento da natação contará com 16 equipes, das quais três garantiram vaga ainda no ano passado, após irem ao pódio no Mundial de Fukuoka. As 13 vagas restantes ficaram destinadas a um ranking que contabiliza os melhores tempos juntando as eliminatórias e as finais dos Mundiais de Fukuoka-2023 e de Doha-2024.
Guilherme Basseto, Jhennifer Conceição, Kayky Mota e Stephanie Balduccini formaram o revezamento brasileiro no Mundial de Fukuoka e marcaram 3min48s00 na ocasião, ficando em 16º lugar na eliminatória. Em Doha, o Brasil não enviou atletas para a disputa e, por isso, o país não poderia ser ultrapassado por nenhuma equipe para conseguir classificação olímpica, o que não aconteceu.
A África do Sul anotou 3min48s03 na eliminatória realizada nesta quarta-feira, ficando a apenas três centésimos de bater o tempo brasileiro. Como a equipe africana não avançou para a final – ficou em décimo lugar -, não tem mais chances de melhorar sua marca. Dessa forma, o Brasil permaneceu na 16ª colocação no ranking acumulado entre os dois Mundiais e garantiu a vaga para Paris-2024.
Este é o terceiro revezamento que a natação brasileira garante vaga nos Jogos Olímpicos. Há alguns dias, o país também assegurou sua classificação nos revezamentos 4x100m livre masculino e feminino. Agora, o Brasil já tem 18 atletas garantidos na natação em Paris-2024. Por enquanto, são 11 com índice olímpico nas provas individuais e sete para os revezamentos.
Eliminatórias em Doha
Ainda nesta quarta-feira, o Brasil contou com a participação de um atleta nas disputas eliminatórias do Mundial de Doha. Breno Correia ficou em nono lugar em sua eliminatória nos 100m livre, marcando 49s22, na 27ª colocação geral. Mafê Costa estava inscrita nos 200m borboleta, mas não competiu para se poupar para a final dos 200m livre, que acontecerá nesta tarde.