Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto fizeram história no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no Catar. Neste domingo (11), as nadadoras se tornaram as primeiras brasileiras a disputar uma final dos 400m livre feminino da competição. Após a façanha, elas fizeram uma grande decisão e ficaram bem perto do pódio. Na versão masculina da prova, Guilherme Costa ficou em quarto lugar.
Nas eliminatórias, a façanha veio com Maria Fernanda Costa se classificando com o quarto melhor tempo e batendo recorde sul-americano com 4m05s52. Gabrielle Roncatto não ficou muito distante e fechou a classificatória com o sexto lugar com 4m06s13.
- Brasil perde da Argentina na estreia do Sul-Americano
- Gabi Guimarães marca 15 pontos em vitória do Conegliano
- Oscar Gutierrez perde após tie-break infinito na Itália
- Vasco deslancha no fim e vence Corinthians em São Januário
- Bruna de Paula marca três gols na vitória do Győri na Champions
Na final, as brasileiras tiveram um início agressivo e chegaram a ocupar a segunda e terceira posições nos primeiros 200m. Na segunda metade da prova, as duas acabaram sendo ultrapassadas nos metros finais, mas garantiram o 4º e 5º lugar. Mafê fez 4m02s86 e Gabi marcou 4m04s18. As marcas são as melhores das carreiras de ambas. Nadando para 3m59s44 a australiana Erika Fairweather ficou com o título. A chinesa Binjie Li (4m01s62) levou a prata, enquanto a alemã Isabel Gose (4m02s39) o bronze.
Cachorrão é quarto
Guilherme Costa se garantiu em mais uma decisão dos 400m livre após encarar uma bateria dura com o alemão Lukas Mertens (bronze em Fukuoka) e o austríaco Felix Auboeck (ouro em Abu Dhani), ambos medalhistas em mundiais. O brasileiro nadou para 3m46s03 e ficou com o sexto melhor tempo da primeira fase.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na decisão, Cachorrão se manteve entre os cinco primeiros durante boa parte da prova. Nos metros finais, ele acelerou, ganhou posições e ficou bem perto de subir ao pódio do Mundial pela segunda vez na carreira. Contudo, acabou em quarto lugar com 3m44s22. O sul-coreano Woomin Kim (3m42s71) levou o ouro, enquanto o australiano Elijah Winnington (3m42s86) e Lukas Martens (3m42s96) ficaram com a prata e o bronze.
Final dos 4x100m
Após a confirmação da vaga olímpica na primeira sessão do dia, a equipe feminina voltou à piscina para disputar a final dos 4×100 livre feminino. Novamente a formação contou com Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Mafê Costa e Aline Rodrigues. As brasileiras fecharam com 3m40s56 na 6ª posição. A medalha de ouro ficou com a Holanda, enquanto Austrália e Canadá terminaram com a prata e o bronze.