A nadadora Bia Dizotti passou por uma cirurgia para retirada de três teratomas no ovário esquerdo e um pequeno cisto no lado direito, na última terça-feira (19). Em mensagem publicada nas redes sociais, ela informou que já está se recuperando em sua casa, com foco no Mundial de Doha e na Olimpíada de Paris-2024.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Este foi o segundo procedimento cirúrgico do tipo realizado por Bia Dizotti. De acordo com a própria atleta, ela havia feito uma operação para retirada de teratoma ovariano dos dois lados no ano passado, logo após o Mundial de Budapeste. Na ocasião, a nadadora não demorou muito para retornar às piscinas. Menos de três meses após o Mundial, ela competiu no Troféu José Finkel.
“Quando realizamos procedimentos assim, nunca esperamos que volte acontecer, mas na quarta-feira passada descobri que o teratoma havia voltado e que teria que operar o quanto antes, pois corria o risco de torção ovariana”, explicou Bia. Ela foi finalista nos dois últimos Mundiais e é dona do recorde brasileiro dos 1.500m livre.
“Ontem, realizei o procedimento novamente, aonde foram encontrados três teratomas no meu ovário esquerdo e um pequeno cisto do lado direito. Estou em recuperação, em casa, com as pessoas que eu mais amo nesse mundo, sendo muito bem cuidada. E com o caminho livre para realizar meus sonhos!”, finalizou.
Bia quer Mundial e Olimpíada
O curto tempo de recuperação da cirurgia é importante para Bia Dizzoti, pois 2024 será um ano cheio de desafios. O Mundial de Esportes Aquáticos de Doha começa em 2 de fevereiro, mas as disputas da natação só terão início no dia 11. O 1.500m livre feminino acontecerá no dia 12, com final marcada para o dia seguinte. Os Jogos Olímpicos, para o qual Bia já tem índice, começará em 26 de julho.