Um dos principais nomes da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos é Leonardo de Deus. O atleta tem um grande currículo na competição com nove medalhas, sendo quatro de ouros. A principal prova do nadador sul-mato-grossense é os 200m borboleta, onde Leo de Deus pode completar um feito histórico: se tornar o primeiro tetracampeão em uma mesma prova no Pan.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“O avião pousou em Santiago e eu senti que chegou o momento para o qual eu me preparei tanto. Desde pequeninho eu sonhava em ser campeão pan-americano e hoje eu posso conseguir um feito inédito. Então deu um friozinho na barriga, mas assim que os treinos foram começando o nervosismo foi passando também”, disse Leo em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
+ Brasil surpreende e vence a Venezuela no beisebol
+ Luisa Stefani e Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil
+ Cachorrão quer sair de Santiago com quatro ouros no pescoço
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Leo de Deus fez a sua estreia em Pans em Guadalajara-2011. Na ocasião, o atleta ganhou sua primeira medalha de ouro nos 200m borboleta. Ele repetiu a medalha de ouro quatro anos depois, em Toronto-2015, e em seguida em Lima-2019. Caso termine a prova em primeiro lugar em Santiago-2023, Leonardo se tornará no primeiro atleta tetracampeão pan-americano do mesmo evento na natação.
Preparação e torcida especial
Em julho, Leo de Deus participou do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, onde alcançou a semifinal nos 200m borboleta. Após o evento, o foco do atleta virou o Pan. “A gente teve umas dez semanas para se preparar para os Jogos Pan-Americanos. Nessa reta final foi mais o trabalho mental, alinhar tudo certinho com a equipe multidisciplinar, para chegar aqui e dar o nosso melhor”, explicou.
E para tentar o feito histórico, o nadador terá então torcida reforçada em Santiago. A família de Leo de Deus vem ao Chile para acompanhar o evento. Mas o grupo ainda conta com Theo, o filho do nadador de apenas três anos e que irá ver seu pai competindo pela primeira vez. “Estou bem e muito feliz que minha família vem me ver competir também. Estamos preparados e agora é descansar porque dia 21 começa logo com os 200m borboleta”, finalizou.