Ricardo Prado é o novo diretor de esportes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O medalhista olímpico exercerá a função a partir de novembro. O anúncio foi realizado pela própria entidade na tarde desta terça-feira (17).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de 1984, campeão Mundial em 1982, em Guayaquil, no Equador, e dono de sete medalhas em Jogos Pan-Americanos, Ricardo Prado já exerceu diversas funções dentro da CBDA.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em 2017, Prado integrou o quadro de funcionários da CBDA como gerente geral de esportes. Assim, atuou ao lado das cinco modalidades esportivas da entidade. Além disso, foi responsável pela implementação das Clínicas Brasil Afora, que levava cursos de formação para treinadores por todo o Brasil.
Em seguida, em 2019, o medalhista olímpico exerceu a função de diretor executivo da Confederação depois da saída de Leonardo Castro. Em setembro do mesmo ano, Prado tornou-se diretor de desenvolvimento da Confederação.
“Estou, desde 2017, na CBDA. Passei por algumas funções, sendo a última como diretor voluntário, mas sempre por dentro do que vinha acontecendo dentro da entidade”, disse Prado.
Paris 2024
Primordialmente, Ricardo tem formação em economia pela Universidade Metodista de Dallas, no Texas, e em educação física, pela Universidade do Ibirapuera. Então, Prado assume uma função de liderança das cinco modalidades na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.
“Fico muito contente de, agora, estar em uma função mais próxima do esporte de rendimento. É um ano importante para os esportes aquáticos com os Jogos Pan-Americanos e reta final para Paris 2024. Espero dar a minha contribuição para a CBDA e para os esportes aquáticos”, completou o novo diretor de esportes.
“Além de todas as conquistas que obteve nas piscinas, Ricardo Prado sempre esteve disposto e disponível para ajudar os esportes aquáticos do Brasil. Tenho certeza e total confiança que ele vai contribuir e muito nessa nova função”, finalizou o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.
Além da atuação na CBDA, Ricardo Prado tem experiência, sobretudo, na gestão em outras entidades. Ele atuou nos Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 e nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ambos no Rio de Janeiro, diretamente ligado aos esportes aquáticos. Na piscina, similarmente também atuou como técnico de natação.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA).