A Seleção Brasileira de natação paralímpica que competiu o World Series da modalidade, em Guadalajara, México, encerrou a competição com nove pódios. Na totalidade, foram quatro ouros, uma prata e quatro bronzes com seis paratletas do Brasil na disputa. Além disso, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou nesta terça-feira (10) 38 nadadores para compor o time que vai ao Parapan de Santiago.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O torneio ocorreu, sobretudo, entre a última quinta-feira (5) e domingo (8). Primordialmente As provas foram multiclasses e a premiação levou em consideração o Índice Técnico da Competição (ITC). Assim, Victor dos Santos Almeida, de 15 anos, da classe S9 (limitação físico-motora) foi o maior destaque do Brasil. O paulista conquistou duas medalhas de ouro, nos 400 m livre (Júnior) e nos 100 m costas (Adulto). Além dos dois títulos, o paratleta também conquistou uma prata nos 100 m livre (Júnior) e dois bronzes, nos 50 m livre (Júnior) e nos 100 m borboleta (Adulto).
- Gui Santos é destaque em artigo do New York Times
- Eduardo Strapasson estreia na Copa do Mundo em St. Moritz
- Nicole Silveira brilha em St. Moritz e leva o bronze
- Sada Cruzeiro vence Praia Clube e volta a liderar Superliga
- Gui Santos faz sua maior pontuação na NBA em vitória do Warriors
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
As demais medalhas que o Brasil conquistou vieram com Alessandra de Oliveira, de 15 anos também, na classe S5 (limitação físico-motora) e Mayara Petzold, da classe S6 (limitação físico-motora). A mais jovem subiu no lugar mais alto do pódio duas vezes, nos 50 m borboleta (Júnior) e 100m peito (Júnior), enquanto a mais experiente levou bronze nos 100 m livre (Adulto) e 50 m borboleta (Adulto).
Convocação para o Parapan
Por fim, aproveitando o ensejo dos paratletas nadadores da Seleção, o Brasil realizou a convocação de 38 nomes para competir no Parapan de Santiago. Os Jogos ocorrem entre os dias 17 e 26 de novembro. A natação conta com o segundo maior número de atletas na convocação, somente atrás do atletismo (60), sendo 21 homens e 17 mulheres.
Campeões paralímpicos e mundiais como Carol Santiago (S12 – baixa visão), Gabriel Araújo (S2 – limitações físico-motora), Gabriel Bandeira (S14 – deficiência intelectual), e Talisson Glock (S6 – limitações físico-motora) estão entre os convocados.
Ademais, a natação é uma das modalidades mais vencedoras na missão brasileira em Jogos Parapan-Americanos. Somente em Lima 2019, foram 127 pódios conquistados no total, sendo 53 ouros, 45 pratas e 29 bronzes. A Seleção Brasileira de natação paralímpica foi ao Peru com 40 atletas. A lista com todos os convocados para a modalidade está neste link.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).