8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fecha World Series com 9 medalhas e convoca para Parapan

Além dos pódios conquistados no México, o Brasil também realizou a convocação de 38 paratletas que representarão o país no Parapan do Chile

Na imagem, Victor Almeida dos Santos que conquistou cinco medalhas para o Brasil.
Victor Almeida dos Santos conquistou cinco medalhas para o Brasil. Foto: Alessandra Cabral/ CPB

A Seleção Brasileira de natação paralímpica que competiu o World Series da modalidade, em Guadalajara, México, encerrou a competição com nove pódios. Na totalidade, foram quatro ouros, uma prata e quatro bronzes com seis paratletas do Brasil na disputa. Além disso, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou nesta terça-feira (10) 38 nadadores para compor o time que vai ao Parapan de Santiago.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O torneio ocorreu, sobretudo, entre a última quinta-feira (5) e domingo (8). Primordialmente As provas foram multiclasses e a premiação levou em consideração o Índice Técnico da Competição (ITC). Assim, Victor dos Santos Almeida, de 15 anos, da classe S9 (limitação físico-motora) foi o maior destaque do Brasil. O paulista conquistou duas medalhas de ouro, nos 400 m livre (Júnior) e nos 100 m costas (Adulto). Além dos dois títulos, o paratleta também conquistou uma prata nos 100 m livre (Júnior) e dois bronzes, nos 50 m livre (Júnior) e nos 100 m borboleta (Adulto).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As demais medalhas que o Brasil conquistou vieram com Alessandra de Oliveira, de 15 anos também, na classe S5 (limitação físico-motora) e Mayara Petzold, da classe S6 (limitação físico-motora). A mais jovem subiu no lugar mais alto do pódio duas vezes, nos 50 m borboleta (Júnior) e 100m peito (Júnior), enquanto a mais experiente levou bronze nos 100 m livre (Adulto) e 50 m borboleta (Adulto).

Convocação para o Parapan

Por fim, aproveitando o ensejo dos paratletas nadadores da Seleção, o Brasil realizou a convocação de 38 nomes para competir no Parapan de Santiago. Os Jogos ocorrem entre os dias 17 e 26 de novembro. A natação conta com o segundo maior número de atletas na convocação, somente atrás do atletismo (60), sendo 21 homens e 17 mulheres.

Campeões paralímpicos e mundiais como Carol Santiago (S12 – baixa visão), Gabriel Araújo (S2 – limitações físico-motora), Gabriel Bandeira (S14 – deficiência intelectual), e Talisson Glock (S6 – limitações físico-motora) estão entre os convocados.

Ademais, a natação é uma das modalidades mais vencedoras na missão brasileira em Jogos Parapan-Americanos. Somente em Lima 2019, foram 127 pódios conquistados no total, sendo 53 ouros, 45 pratas e 29 bronzes. A Seleção Brasileira de natação paralímpica foi ao Peru com 40 atletas. A lista com todos os convocados para a modalidade está neste link.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia