O brasileiro Alan Nicholas Gomes disputou a prova dos 50m livre na etapa de Berlim da Copa do Mundo de natação nesta sexta-feira (6). Ele foi o primeiro colocado de sua bateria eliminatória, com 23s31, mas terminou em 28º lugar na classificação geral e não avançou para a final.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Único brasileiro na competição, Alan Nicholas competiu na quinta bateria dos 50m livre, a mesma série do sul-africano Chad le Clos, dono de quatro medalhas olímpicas. Le Clos acabou desqualificado da prova e o brasileiro aproveitou-se para garantir a primeira colocação da série, com 23s31.
Apesar de vencer a série, Alan ficou distante de um lugar na final. Isto porquea os 50m livre na Copa do Mundo de Berlim reuniu 68 atletas, dos quais apenas os oito primeiros colocados se classificaram. Não há semifinal na competição. Os 23s31 de Alan o fizeram ficar na 28ª colocação geral.
O último classificado à final foi o japonês Shinri Shioura, com 22s48. O líder da eliminatória foi o australiano Isaac Cooper, único a nadar abaixo dos 22s, com 21s95. A disputa pelas medalhas acontecerá ainda nesta sexta-feira, às 14h09 (horário de Brasília).
Outras provas
Alan Nicholas, que tem 19 anos de idade, competirá em outras duas provas na Copa do Mundo de natação neste sábado (7). Ele disputará os 50m costas, às 04h12, e, em seguida, estará presente nos 100m livre, às 05h37. Assim como nos 50m livre, o brasileiro precisará ficar entre os oito primeiros colocados para ir à final.
A Copa do Mundo de Berlim também marcou o retorno de Adam Peaty às competições. O britânico, que possui três ouros olímpicos, estava afastado das piscinas para tratar da saúde mental. Por conta disso, aliás, ele nem disputou o Mundial de Esportes Aquáticos, em julho. Em Berlim, Peaty se classificou para a final dos 100m peito com 1min00s03, o quinto melhor tempo geral.