O brasileiro Pedro Sansone ficou em sétimo lugar na final dos 100m livre no Mundial Júnior de natação, em Netanya, Israel, neste sábado (9). Ele anotou 49s67, apenas um centésimo acima de seu recorde pessoal. O estadunidense Maximus Williamson levou o ouro com 48s45. Com o resultado, o Brasil encerra a competição sem medalhas.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Atleta do Pinheiros, Pedro Sansone tem 17 anos idade e era um dos candidatos ao pódio no Mundial Júnior após ter ido bem nas eliminatórias. Ele nadou para 49s66 na semifinal, a melhor marca de sua vida e o terceiro melhor tempo entre os classificados. Além disso, esse foi o quarto melhor tempo da história do Brasil na categoria júnior 1.
Na final, Pedro foi um centésimo mais lento do que a semi e não conseguiu um lugar no pódio, terminando na sétima colocação. O ouro ficou com Maximus Williamson, com 48s45. O italiano Lorenzo Ballarati levou a prata, com 49s05, enquanto o australiano Edward Sommerville terminou com o bronze, marcando 49s16.
Com o resultado, o Brasil encerra sua participação no Mundial Júnior de natação sem medalhas. Em nove edições já realizadas da competição, esta é somente a segunda vez que isso acontece, sendo a primeira em seis anos. O melhor resultado individual do país em Netanya veio com Celine Bispo, sexta colocada nos 50m borboleta. O revezamento 4x200m livre feminino foi quinto.
Outros brasileiros
Outros cinco brasileiros competiram neste último dia do Mundial Júnior de natação, mas não chegaram em finais. Samuel Lopes chegou muito perto de fazer uma final nos 200m costas. Ele anotou 2min02s34 na eliminatória e terminou em nono lugar na classificação geral, apenas quatro centésimos atrás do oitavo colocado, que foi o canadense Aiden Norman. Já Heitor Napolitano marcou 2min03s53 na classificatória dos 200m borboleta e terminou na 18ª colocação.
Entre as mulheres, Thaiana Melissa bateu seu recorde pessoal nas classificatórias dos 200m livre, com 2min02s58. Apesar disso, ela teve o 14º melhor tempo geral e não avançou à final. A oitava colocada anotou 2min00s60. Na mesma prova, Celine Bispo anotou 2min05s48 e foi a 26ª. Por fim, nos 200m peito, Manuela Sega ficou em 24º lugar na preliminar, marcando 2min42s22, mais de 11 segundos atrás da última classificada.