O penúltimo dia de provas do Troféu Brasil de Natação 2023 contou com mais três índices superados para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos no Japão. Os primeiros vieram com o medalhista olímpico Fernando Scheffer nos 200m livre e Maria Fernanda Costa na versão feminina da prova. Logo depois, foi a vez de Stephan Steverink nos 400m medley.
Em uma prova bastante disputada, Fernando Scheffer consolidou seu retorno às grandes competições nadando próximo do recorde do campeonato. Com 1m46s28, o nadador do Minas Tênis Clube garantiu a vaga na lista de selecionáveis para o Mundial com certa folga, pois o índice era de 1m47s06.Em segundo lugar, Murilo Sartori (1m47s47), do Flamengo, ficou com a prata e a um centésimo da superar a marca. Luiz Altamir Melo completou o pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Essa prova ultimamente está muito forte, muito concorrida. Muita gente boa disputando. Fico feliz que essa prova está subindo o nível, de conseguir o título e classificar para o Mundial”, disse Scheffer. “Essa vai ser minha terceira participação. Meu objetivo é chegar na final de Mundial pela primeira vez”, completou.
Mafê e revezamento feminino
Na versão feminina dos 200m livre, Maria Fernanda Costa nadou abaixo dos dois minutos, 01m57s76, para ficar com o título e superar o índice da prova. Anteriormente, a nadadora da Unisanta já havia alcançado o mesmo feito nos 400m livre.
Além disso, não superaram a marca para o Mundial, mas conseguiram tempos abaixo dos 2m. Stephanie Balduccini e Nathalia Almeida, marcaram 1m59s05 e 1m59s84, respectivamente, para terminarem em segundo e terceiro lugar. Dessa forma, os tempos das três primeiras colocadas, somados aos resultados de Gabrielle Roncatto, que chegou em quarto com 2m00s33, as quatro garantiram no revezamento feminino dos 4x200m do Mundial de Fukuoka.
Stephan nos 400m medley
A noite de índices no Recife acabou com Stephan Steverink, do Flamengo, nadando os 400m medley abaixo dos 4m17s48. Com 4m17s26, além de garantir a vaga para a lista de Fukuoka, ele garantiu o tricampeonato consecutivo da prova no Troféu Brasil de Natação. Brandon Almeida, do Corinthians, e Leonardo Santos, do Pinheiros, completaram o pódio