Os dois brasileiros que disputaram finais desta terça-feira no Mundial de piscina curta, que está sendo disputado em Windsor no Canadá, nenhum deles conseguiu medalha. Leonardo de Deus ficou em quinto lugar nos 200m borboleta e Manuela Lyrio foi a oitava colocada nos 200m livre. O melhor resultado da noite foi obtido por Felipe França, que se classificou para a final dos 100m peito em segundo lugar.
Campeão mundial da prova em 2014, Felipe França venceu sua bateria com o tempo de 56s99 e ficou em segundo lugar na classificação geral, superado apenas pelo alemão Marco Koch, que cravou 56s86. A final está marcada para acontecer nesta quarta a partir das 21h30 com transmissão ao vivo pelo Sportv.
Também nos 100m peito, Felipe Lima decepcionou. O brasileiro ficou em sexto lugar na sua série com 57s71 e acabou ficando de fora da final. Na classificação geral, ele terminou na décima colocação. “Não foi o que esperava. Esperava muito mais pelo que eu nadei”, afirmou o nadador, se referindo aos resultados que obteve durante as etapas da Copa do Mundo de natação.
Já nas finais desta terça-feira, quem mais chegou perto do pódio foi Leonardo de Deus. Classificado em sexto lugar pela manhã, o brasileiro conseguiu melhorar uma posição e terminou em quinto lugar com 1min52s65. O vencedor da prova foi o sul-africano Chad Le Clos, que cravou 1min48s76, apenas 0s20 acima do recorde mundial de piscina curta. “Saio satisfeito porque melhorei uma posição. Ainda tenho os 200m costas para nadar, mas gostei dos 200m borboleta”, afirmou o brasileiro.
Nos 200m livre, Manuela Lyrio não conseguiu melhorar o tempo obtido nas eliminatórias e terminou na oitava colocação. Ela fez 1m55s51, enquanto a vencedora, a italiana Federica Pellegrini completou a prova em 1min51s73, superando a húngara Katinka Hosszu, que fez 1min52s28. “Fiquei feliz de ter ficado entre as oito melhores do mundo, mas queria ter melhorado meu tempo”, lamentou a brasileira.
Se ficou com a prata nos 200m livre, Katinka Hosszu não podia ficar sem colocar um ouro no peito no primeiro dia do Mundial de piscina curta. A húngara então tratou de vencer os 400m medley com o tempo de 4min21s67, seis segundos a frente da segunda colocada, a americana Ella Austin.
Participação brasileira nesta quarta no Mundial de piscina curta
O campeonato prossegue nesta quarta, 7/12, com eliminatórias às 12h30, e finais/semifinais, a partir das 21h30, sempre no horário de Brasília. O Brasil compete amanhã (qua) com Fernando Scheffer, na 11ª e última série dos 200m livre. Manuella Lyrio e Larissa Oliveira estarão nos 100m livre. Manuella na 13ª e Larissa, na 14ª e última bateria da prova na raia seis, colada na medalhista olímpica Federica Pellegrini, que estará na cinco e da holandesa Ranomi Kromowidjojo, dona de três medalhas de ouro e uma de prata em Olimpíadas. Ranomi saiu do último Mundial em 25m, em 2014, com quatro medalhas de ouro.
O Brasil ainda entrará com equipe de 4x50m livre misto, em que o Brasil foi bronze no último Mundial com duas atletas que estão em Windsor – Larissa e Etiene Medeiros – e Viviane Jungblut estará nos 800m livre também com uma fera na raia vizinha: a estrela húngara Katinka Hosszu.