Grande parte dos atletas do Brasil que competirão nos esportes aquáticos dos Jogos Sul-Americanos de Assunção esteve no Mundial de Budapeste em junho. São 75, 33 homens e 42 mulheres, nas cinco modalidades: maratona aquática, natação, polo aquático, nado artístico e saltos ornamentais. O evento na capital paraguaia começa neste domingo (2) e vai até o dia 15 de outubro.
A grande estrela da companhia é a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, da maratona aquática. Depois das três medalhas na capital húngara, na melhor participação em Mundiais de Esportes Aquáticos, ela vai aos Jogos Sul-Americanos para buscar vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. São duas vagas em disputa para os atletas que estiverem no top-7, exceto o Chile, que já tem vaga por ser o país sede.
+ Base do Time Brasil recebe primeiros atletas em Assunção
Cachorrão e Leo de Deus
Na natação, dos 28 convocados, 20 estavam em Budapeste. Destaque para Guilherme “Cachorrão” Costa, medalha de bronze nos 400m livre e que quebrou cinco recordes no Mundial. Leonardo de Deus, finalista olímpico em Tóquio, é outro da equipe masculina. No feminino, destaque para Stephanie Balduccini, Beatriz Dizotti, e Jhennifer Conceição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ingrid e Kawan
Também expoente em Budapeste, o time de saltos ornamentais é o grande favorito nos Jogos Sul-Americanos. Ingrid Oliveira, quarta colocada na plataforma do Mundial de Esportes Aquáticos, e Kawan Pereira, finalista olímpico e campeão Mundial Junior em 2021, são os maiores nomes. Na modalidade, a competição paraguaia dá vaga em Santiago 2023 para os 12 melhores de cada prova.
Nado artístico e polo aquático
O nado artístico brasileiro chega à Assunção com a seleção que teve campanha memorável na Hungria, especialmente na equipe e no dueto. Os três primeiros no dueto e os cinco na equipe garantem a vaga para o país no Pan do ano que vem. Já o polo aquático, dominante na América do Sul, estará com força máxima no feminino e no masculino. Ambos estarão buscando vagas para Santiago, com vaga para os dois primeiros, com exceção ao Chile.
“Os esportes aquáticos do Brasil vêm fazendo história nas competições internacionais. Foi assim em Tóquio e em Budapeste. Isso mostra a evolução que as nossas modalidades vêm tendo na nossa gestão. A expectativa para Assunção não é diferente. Então nosso desejo é sair com mais uma campanha memorável e ajudar o Time Brasil a ficar no topo do quadro de medalhas”, disse o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.
Jogos Sul-Americanos de Assunção – Programação
Natação: 2 a 5 de outubro
Saltos Ornamentais: 2 a 5 de outubro
Nado Artístico: 7 a 9 de outubro
Maratona Aquática: 11 de outubro
Polo Aquático: 11 a 15 de outubro