8 5
Siga o OTD

Natação

Beatriz Bezerra é prata nos 50 m borboleta no Mundial Júnior

Beatriz Bezerra conquistou a medalha de prata dos 50 m borboleta com a marca de 26s67, 29 centésimos atrás da croata Jana Pavalic, que foi ouro

Beatriz Bezerra é prata nos 50 m borboleta no Mundial Júnior de natação
Divulgação/CBDA

Beatriz Bezerra conquistou, nesta sexta-feira (2), a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior, que está sendo disputado em Lima, no Peru. O pódio veio nos 50m borboleta, especialidade da nadadora brasileira.  No revezamento 4 x 200 m, faltou pouco para o país ficar com o bronze. A equipe formada por Stephan Steverink, Vitor Sega, Lucas Tudoras e João Pierre Campos terminou na quarta colocação, perdendo para a Polônia na batida da borda. O ouro foi conquistado pela Itália com a Hungria em segundo lugar.

Beatriz Bezerra

Nos 50 m borboleta feminino, Beatriz Bezerra veio desde as eliminatórias figurando entre as favoritas à medalha no Campeonato Mundial Júnior. Na eliminatória, a brasileira nadou para 27s04 (segundo melhor tempo). Na semifinal, Bia entrou na casa dos 26s (26s73) e terminou com o melhor tempo. Na final, ela nadou para 26s67 e conquistou a prata. A vencedora foi da croata Jana Pavalic, que foi 29 centésimos mais rápida do que a brasileira. A eslovaca Lilian Slusna ficou com o bronze com 27s04.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Celine Bispo também fez bonito na prova. Chegou à final após passar pela eliminatória com o sexto tempo (27s48) e pela semifinal com o quarto tempo (27s17). Na final, Celine terminou na sexta colocação com 27s25.  

Esta é a segunda medalha da natação feminina na história dos Mundiais Junior. Em 2008, outra pernambucana, Etiene Medeiros, conquistou a prata nos 50m costas.  

Foi também a segunda medalha do Brasil nesta edição do Mundial Júnior, que continua até o próximo domingo, em Lima. Além da prata de Beatriz Bezerra, Stephan Steverink foi ouro dos 400m livre.

Revezamento

No revezamento 4 x 200 m livre, faltou muito pouco para o Brasil conquistar sua terceira medalha no Mundial Júnior. O primeiro a cair na água foi Stephan Steverink, que completou os primeiros 200 m na segunda colocação, atrás do polonês Ksawery Masiuk.

Na segunda perna do revezamento, Vitor Sega foi para a água e chegou liderar em alguns momentos como também aconteceu com Steverink, mas ele se manteve em segundo lugar ao final de seus 200 m atrás de Simone Spediacci, que colocou a Itália na primeira colocação.

O terceiro brasileiro a pular na piscina foi Lucas Tudoras e a disputa foi muito acirrada. A Itália se manteve na ponta com Massimo Chiaroni, que terminou a terceira perna com 5min28s54 no total. Na sequência, três países bateram na casa dos 5min29s com Brasil em segundo (5min29s47), Hungria em terceiro (5min29s54) e Polônia em quarto (5min29s82).

Nos últimos 200 m, Itália e Hungria abriram vantagem e deixaram os rivais para trás na briga pelo ouro. Filippo Bertoni bateu na frente com 7min17s08 e deu o título para os italianos, apenas 57 centésimos a frente de Daniel Meszaros, que fechou o revezamento para a Hungria.

Na sequência, Brasil e Polônia nadaram braçada a braçada pela medalha de bronze, mas Jakub Walter bateu apenas 20 centésimos a frente de João Pierre Campos para dar o terceiro lugar aos poloneses.

Outra final

Além da final dos 50 m borboleta feminino e do revezamento 4 x 200 m, Brasil disputou medalha nos 50 m livre masculino. Matheus Pereira ficou em quinto lugar com a marca de 22s68. O campeão foi o português Diogo Ribeiro, que cravou 21s92. Nikolas Antoniou, do Chipre, foi prata e Jere Hrbar, da Croácia, completou o pódio.

Nesta sexta-feira, nos 50 m borboleta masculino, Pedro Souza ficou a seis centésimos de conseguir a classificação para a final. O brasileiro ficou na quinta colocação de sua bateria com a marca de 24s55. Quarto colocado e último a se classificar para a disputa de medalhas, o checo Tobias Kern marcou 24s49.

Mais em Natação