O jovem nadador brasileiro Stephan Steverink mostrou no Mundial Júnior de natação porque é considerado uma das maiores promessas da modalidade. Ele conquistou a medalha de ouro nos 400m livre em Lima, no Peru, na última terça-feira (30) nadando para 3m48s27. Tempo muito comemorado já ao sair da água. Agora Steverink planeja voos mais altos e quer nadar “pelo menos duas ou três provas” nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
“Nem sei como explicar. Meu tempo mais rápido era 3min52 e fiz em 3min48. Era o que eu e meu técnico estávamos esperando e eu amei a prova”, disse logo após sair da água no complexo aquático de Videna. “Não sei o que dizer. Minha mãe está aqui, com certeza nervosa. Eu também estava muito e meu treinador também, mas foi uma grande prova. O time brasileiro nos incentiva muito e eu ganhei por eles”, acrescentou. Pouco depois, já projetava a Olimpída. “Paris é um objetivo, quero chegar e nadar em pelo menos duas ou três provas. Tenho dois anos até lá, dá pra fazer um estrago (risos).”
Day 1 of swimming was fast🤩 Let’s hear what the athletes had to say #FINALima2022 pic.twitter.com/4o2YxyHBDU
— FINA (@fina1908) August 31, 2022
+ Vitor Sega fica em 4º lugar nos 200m livre no Mundial Júnior
Quatro ouros em Rosário
Aos 18 anos, Stephan Steverink já vinha brilhando nas competições das categorias mais jovens há mais tempo. Nos Jogos Sul-americanos da Juventude de Rosário, esse ano, conquistou quatro ouros. Agora em Lima, é o único da delegação de 20 nadadores que esteve no mundial adulto de Budapeste, em junho. Ele, inclusive, já havia decidido que o Mundial Júnior do Peru seria sua última prova nessa faixa etária da natação. Em Lima, também nadará os 800m e 1500m livre, além dos 400m medley, prova que disputou no mundial adulto da Hungria.
Stephan Steverink entre os grandes
“Foi uma experiência totalmente inesquecível (Jogos Sul-americanos da Juventude). Foi muito bom representar o país e foi uma competição esclarecedora. Essa competição disse pra mim qual é o meu nível. Eu não quero mais estar entre os da juventude, quero estar entre os grandes agora, os melhores do mundo. Sobe um fogo para nadar com os caras”, disse, em entrevista recente ao COB.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK