8 5
Siga o OTD

Natação

Stephan Steverink é ouro dos 400m livre do Mundial Júnior

Em prova emocionante, Stephan Steverink conquista medalha de ouro dos 400m livres do Mundial Júnior.

Stephan Steverink é ouro dos 400m livres do Mundial Júnior de natação
Divulgação/FINA

No primeiro dia do Campeonato Mundial Júnior de Natação, o brasileiro Stephan Steverink conquistou a medalha de ouro. Na final dos 400m livres realizada na noite desta terça-feira (30) em Lima, capital do Perú, Stephan terminou em primeiro lugar com o tempo de 3m48s27. A noite ainda teve brasileiros entrando nas piscinas para as finais do revezamento 4×100 masculino e 4×200 feminino, além das semifinais 100m peito e 100m costas.

Na fase classificatória disputa nesta manhã, Stephan Steverink arrasou e fez o melhor tempo dentre os oito que garantiram vaga na final com 3m50s24. Na decisão, o brasileiro liderou no início, mas a partir da metade da prova, o romeno Vlad Stefan Stancu e o polonês Krzysztof Chmielewski encostaram e alternaram as três primeiras posições com ele. Contudo, nos últimos metros, Stephan levou a melhor por centésimos e ficou com o ouro. Stancu (3m48s38) terminou com a prata e Chmielewski (3m49s34) com o bronze.

Stephan Steverink natação ouro 400m livres Mundial Júnior de natação
(twitter/fina1908)

Vale lembrar que Stephan Steverink foi o único integrante da equipe brasileira que esteve no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, em junho.

Revezamentos

Além de Stephan Steverink na final do 400m livre, o Brasil também foi representado em outras finais. Na final do revezamento 4×200 feminino, prova que encerrou a primeira noite do Mundial Júnior de natação, a equipe brasileira ficou em quarto lugar. Sophia Coleta, Rafaella Sumida, Joice Rocha e Luiza Lima ficaram à seis segundos do pódio com 8m26s06. A prova foi vencida pela Hungria. Mais cedo, no revezamento 4x100m livre masculino, a equipe formada por Lucas Tonduras, Vitor Sega, Matheus Pereira e Pedro Souza terminou na última posição por não completar a prova. A Romênia conquistou o primeiro lugar.

Semifinais

Nas semifinais dos 100m costas do Mundial Júnior de natação, o Brasil foi representado por Samuel Lopes e Luvas Tonin. Na primeira bateria da semifinal, Samuel terminou em sétimo lugar com a marca de 58s19, terminando eliminado na 15ª posição geral . A classificação para final passou perto no caso de Tonin, o brasileiro ficou em quinto na sua bateria com 56s74. No ranking geral, terminou na 9ª colocação, atrás do francês Simon Clusman por 55 centésimos, que conquistou a última vaga.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nos 100m peito, Felipe Ribeiro e Guilherme Camossato representaram o País. Competindo na mesma bateria, os brasileiros tiveram tempos muitos próximos com Camossato em quinto lugar com 1m03s87 e Ribeiro em sexto com 1m03s93. Na classificação geral foi semelhante, ambos ocuparam as 11ª e 12ª colocação e foram eliminados.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Natação