A seleção brasileira de natação está definida. Ao longo dos seis dias de Troféu Brasil, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, os nomes que representarão o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, e no Mundial Júnior foram estabelecidos.
Com uma grande renovação em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção brasileira de Natação terá 30 atletas no Mundial de Budapeste. Neste último dia de Troféu Brasil, Luiz Gustavo Franco Borges, Lorrane Ferreira e Caio Pumputis alcançaram índices em suas provas e garantiram vaga na seleção.
+Carol Santiago e José Ronaldo quebram recordes das Américas
“Foi uma competição de altíssimo nível e que nossos nadadores tiveram um desempenho que nos dá bastante ânimo para este Mundial de Esportes Aquáticos. É uma seleção jovem, com grandes talentos, e que poderá contar também com a experiência de atletas medalhistas olímpicos, recordistas e campões Mundiais”, disse o gerente de natação da CBDA, Gustavo Otsuka.
O Troféu Brasil também foi seletiva para o Campeonato Mundial Júnior. Ao todo, 11 atletas alcançaram índice para a participação na competição que ainda não tem local definido pela Federação Internacional de Natação. As nove vagas restantes serão distribuídas de acordo com os índices técnicos feitos pelos atletas no Troféu Brasil.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Temos, no adulto, uma mescla de juventude e experiência que vai ser muito importante para a nossa seleção”, falou Felipe Domingues, head coach da seleção brasileira.
Troféu Brasil
O Pinheiros é o campeão do Troféu Brasil de Natação 2022 ao somar no total 2138 pontos. Além dos pontos no ranking de clubes, a equipe de São Paulo classificou nove atletas para o Mundial de Budapeste. Na sequência, veio o Minas Tênis Clube, com 1626,50 pontos. A Unisanta completou o pódio dos três melhores clubes da competição.
“Seguindo o legado deixado pelo Albertinho, trabalhamos pesado, em conjunto com a diretoria, realizamos mais uma conquista. Foram dois anos bem difíceis, mas conseguimos estruturar o clube para chegarmos a esse campeonato e fazer com que os atletas se classificassem para o Mundial de Budapeste e para o MUndial Junior também. Acredito que todos do clube estão muito orgulhosos do que fizemos aqui”, disse André Ferreira, head coach do Pinheiros.
O Troféu de melhor índice técnico da competição foi para Stephanie Balduccini, no feminino, e Felipe Ribeiro, no masculino, foram os atletas que tiveram melhor performance no Troféu Brasil. Os atletas mais eficientes – os que marcaram mais pontos para seus clubes – foram Giovanna Diamante, para o Pinheiros, e Guilherme Costa, para a Unisanta.
“Tivemos um Troféu Brasil de excelência neste ano. Conseguimos entregar uma competição de altíssima qualidade para a nossa comunidade aquática. Gostaria de agradecer aos atletas, treinadores, clubes e ao Comitê Olímpico por todo suporte antes e durante a nossa competição”, falou o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.
Veja a lista de classificados para o Mundial de Esportes Aquáticos
1 Bruno Fratus
2 Leo de Deus
3 Fernando Scheffer
4 Guilherme Costa
5 Stephan Steverink
6 Viviane Jungblut
7 Jhennifer Conceição
8 Nicholas Santos
9 Stephanie Balduccini
10 Giovanna Diamante
11 Aline Rodrigues
12 Maria Paula Heitmann
13 Vinicius Assunção
14 Murilo Sartori
15 Breno Correia
16 Beatriz Dizotti
17 João Gomes JR
18 Matheus Gonche
19 Gabriel Santos
20 Marcelo Chierighini
21 Felipe Ribeiro
22 Ana Carolina Vieira
23 Giovana Medeiros
24 Gabrielle Roncatto
25 Vinicius Lanza
26 Guilherme Basseto
27 Felipe França
28 Luis Gustavo Borges
29 Lorrane Ferreira
30 Caio Pumputis
Veja a lista de atletas que alcançaram índice para o Mundial Jr
Stephan Steverink
Luiza Lima
João Pierre Gruttola
Victor Ballan Sega
Felipe Gonçalves
Guilherme Sperandio
Lucas Tudoras
Pedro Henrique de Souza
Beatriz Bezerra
Lucca Cruz Tonin
Matheus Bueno